EU AMO BOLÍVIA: Vira Pauta Nacional na Tv Boliviana em Entrevista com Fundador do Projeto

Loading

Antonio Andrade, indicado a prêmio de Direitos Humanos, fala em rede nacional sobre amor à Bolívia e o poder da comunicação como ferramenta de dignidade.

São Paulo • 02/12/25 às 14:06h
Atualizado • 02/12/25 às 14:33h

Na manhã desta terça-feira, 2 de dezembro, Antonio Andrade Vargas, ou simplesmente Antonio Andrade, compartilhou suas conquistas no Brasil no programa “Noticiero Siempre Bolivia”. A pauta era o reconhecimento de uma trajetória dedicada a transformar a cultura boliviana em ponte, uma trajetória que tem dado voz e integrado milhares de imigrantes bolivianos no Brasil.

.

.

Em uma metrópole como São Paulo, onde o ritmo é frenético e as identidades podem se perder na multidão, construir comunidade é mais do que um projeto; é um ato diário de afeto e resistência seja no virtual e no presencial. É nesse cenário que o trabalho de Andrade, imigrante boliviano radicado no Brasil desde 1993, floresceu e ganhou o mundo. Fundador do Bolívia Cultural & Planeta América Latina, ele criou um ecosistema de mídia que virou referência global em comunicação comunitária, citada no estudo da Universidade de Illinois (EUA – 2017) como o melhor projeto sociocultural liderados por imigrantes.

Google search engine

.

BC-InfoGráfico 2024

.

antonio-11-premio

.

Na entrevista, Andrade foi claro e emocionado. “É fundamental que nós, imigrantes, desenvolvamos ferramentas e projetos que levem a verdadeira Bolívia para além das fronteiras”, explicou. “A qualidade humana do nosso povo é nosso maior patrimônio”. Ele destacou o potencial gigantesco de um mercado como São Paulo, cidade de 12 milhões de habitantes, com o estado de SP de 46 milhões de habitantes, sedentos por conteúdo de qualidade sobre a Bolívia, não só na cultura, mas também na economia, no social e no turismo. “Temos uma história rica para contar, e ela merece ser vista com dignidade”.

Google search engine

Ao final, o condutor do programa, Rodrigo Barrera, não escondeu a torcida: “Que você traga esse prêmio Dom Paulo Evaristo Arns para casa”. O 11º Prêmio de Direitos Humanos, para o qual Andrade foi indicado, coroaria décadas de luta por integração e respeito. A resposta do comunicador foi simples, mas carregada de sentimento, dignificando o coração de uma diáspora: “Os bolivianos que vivem fora nunca deixam de ser bolivianos. Porque nós amamos a nossa Bolívia”. Assim, no coração da maior metrópole do Brasil, o amor de Antonio Andrade pela sua terra natal se faz legado. É o “AJAYU boliviano, essa energia vital e ancestral, que ele agora transmite, convertendo-a em alegria e identidade para novas gerações no centro e nas periferias de São Paulo. JALLALLA BOLÍVIA – JALLALA BRASIL!!!

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também