Ativistas Bolivianos se Reúnem com Embaixador da Bolívia no Brasil: Diálogo Promissor para Comunidade Migrante

Publicado em 01/02/24 às 01:36h.
Atualizado em 01/02/24 às 02:25h.

Nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, promovido pelo corpo diplomático da embaixada boliviana no Brasil, duas reuniões virtuais foram realizadas entre ativistas sociais e representantes de instituições bolivianas, em diálogo direto com Horacio Villegas Pardo, Embaixador do Estado Plurinacional da Bolívia no Brasil.

Segundo o embaixador boliviano, “esta nova modalidade de dialogo entre os imigrantes bolivianos com a a equipe da embaixada criando este canal de comunicação direto entre os imigrantes bolivianos com a embaixada boliviana, tem a finalidade de articular soluções diretas entre chancelarias de ambos os países. Necesidades e soluções serão abordados de forma mais efetivas em ambientes diplomáticos, pudendo ser uma das metodologias mais acertadas nas soluções de problemáticas profundas das famílias de bolivianos em Brasil”.

Durante os encontros virtuais, foram discutidas as necessidades e soluções propostas pelos cidadãos bolivianos, enquanto o embaixador apresentou propostas para solucionar ou amenizar problemas imediatos, intermediários e de longo prazo. As discussões abordaram uma ampla gama de tópicos, incluindo: trabalho, saúde, educação, esportes, questões de gênero, infância, moradia, cultura, gastronomia, comunicação e regularização de documentos.

Reuniões bimestrais

Horácio Villegas propôs a realização de reuniões bimestrais, a serem conduzidas virtualmente, complementadas por uma reunião presencial extraordinária em março de 2024, na cidade de São Paulo. A data e o local serão divulgados com antecedência para que os diversos representantes de instituições e ativistas bolivianos do estado de São Paulo possam contribuir com propostas.

É de suma importância ressaltar que a lista de participantes das próximas reuniões será expandida através da inscrição de nomes e instituições pelo e-mail: embolivia@embolivia.org.br. “A inscrição e a participação do maior número possível de ativistas bolivianos são essenciais para aprofundar ao máximo o diálogo e democratizar a participação da coletividade boliviana, que representa uma das maiores migrações contemporâneas no Brasil” afirmou o embaixador boliviano.

O Embaixador Boliviano, expressou profunda gratidão pela participação dos ativistas bolivianos nas recentes reuniões virtuais. Comprometido com a transparência e o registro das discussões, Villegas prometeu disponibilizar publicamente a “ata oficial das duas primeiras reuniões de 2024”. Esse documento oficializará as demandas expressas pela comunidade boliviana no Brasil, refletindo a amplitude e a complexidade das necessidades enfrentadas pela sociedade boliviana no país.

Além de representar um registro detalhado das discussões e propostas levantadas, a ata servirá como um importante documento público que evidencia as necessidades das famílias de imigrantes bolivianas em território brasileiro. A iniciativa de Villegas visa não apenas documentar as questões discutidas, mas também fornecer uma base sólida para futuras ações e políticas que visem atender às demandas da comunidade migrante boliviana no Brasil.

VEJA TAMÉM
AMIGA

GUIA

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print