Raízes que Constroem São Paulo: Boliviana é Homenageada em Sessão Solene na ALESP

Loading

Indígena boliviana Verónica Quispe Yujra é reconhecida por sua atuação social, cultural e na área da saúde entre as comunidades imigrantes.

São Paulo • 16/10/25 às 19:55h
Atualizado • 18/10/25 às 13:25h

A força e a riqueza cultural que as comunidades imigrantes trazem para São Paulo ganharam destaque em uma emocionante celebração realizada na segunda-feira, 13 de outubro, no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A Sessão Solene de 2025 do CONSCRE (Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras) reuniu lideranças de diferentes nacionalidades para homenagear personalidades que têm contribuído para a construção de uma São Paulo mais plural e intercultural.

Entre os homenageados, brilhou com destaque a imigrante indígena boliviana Verónica Quispe Yujra, reconhecida por seu incansável trabalho social, educativo, cultural e na área da saúde, especialmente entre as comunidades imigrantes da Bolívia que vivem na capital paulista. Seu nome foi celebrado como símbolo da resistência, da solidariedade e da representatividade feminina indígena no cenário migrante.

.

“Foi emocionante, foi cheio de simbolismo e significados. Como disse no meu discurso, esta homenagem não é apenas minha, mas dedicada a todas as gerações de migrantes sul-americanos que nos antecederam e que, com muita luta, contribuíram para construir uma São Paulo mais intercultural.”

.

Ela também destacou o papel do Coletivo Sí, Yo Puedo, do qual faz parte, no fortalecimento das ações sociais da educação voltadas à comunidade imigrante.

Google search engine

“Ainda precisamos de muitos avanços, mas estamos no caminho certo”, afirmou Verónica em suas redes sociais.

Nesta edição, o CONSCRE realizou 12 homenagens a representantes de diferentes comunidades de raízes estrangeiras que vivem no Estado. O evento reforçou a importância da união, do respeito e da valorização das culturas que formam o mosaico humano de São Paulo.

Verónica finalizou sua mensagem com palavras de afeto e reconhecimento:

“Gratidão à família e à prezada Dra. Ruth Camacho pela lembrança e carinho.”

A noite foi, sem dúvida, uma celebração das raízes que constroem São Paulo, onde o protagonismo imigrante segue firmando seu espaço com orgulho, cor e identidade.

A cerimônia também foi marcada pela energia contagiante da dança do Tinku, exposta no palco central pelo Grupo Folclórico TINKUS BOLIVIA WAYNA LISOS manifestação 100% boliviana que estremeceu pelos corredores da ALESP, levando a força ancestral dos Andes ao coração do Parlamento paulista. O momento, carregado de emoção, simbolizou o reconhecimento das raízes que ajudam a construir a diversidade cultural de São Paulo.

Google search engine

Foto: Eduardo Schwartzberg

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também