São Paulo promete brilha com as cores da Bolívia no seu Bicentenário

Loading

No 6 de agoato Iluminação especial do Viaduto do Chá, da Ponte Estaiada e do Edifício Matarazzo, celebrarão os 200 anos de independência da Bolívia com orgulho, memória e pertencimento

Publicado • 03/08/25 – 22:22h

Na noite de 6 de agosto, enquanto a Bolívia comemora oficialmente os 200 anos de sua independência, os olhos e os corações de milhares de imigrantes bolivianos em São Paulo se voltam para três símbolos da cidade que, por uma noite, também se tornam símbolos da pátria que vive na memória: o Viaduto do Chá, a Ponte Estaiada (Água Espraiada) e o histórico Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, serão iluminados com as cores da bandeira tricolor boliviana: vermelho, amarelo e verde.

.

.

A homenagem, viabilizada pela articulação do Consulado da Bolívia em São Paulo, é mais que um gesto simbólico. É um reconhecimento público da presença, da resistência e da contribuição dos bolivianos que escolheram a maior cidade do Brasil como lar, sem jamais esquecer as raízes que os formaram.

Google search engine

Para muitos, ver São Paulo vestida com as cores da Bolívia é como enxergar a cidade dizendo: “eu vejo vocês.” É como se a capital paulista abrisse espaço, por entre seus prédios e pontes, para que o coração migrante pulsasse mais forte, cheio de saudade, mas também de orgulho.

.

.

O gesto carrega também o peso da ancestralidade com os nomes dos avós sempre lembrados da historia. Ao iluminar monumentos da modernidade paulistana, o ato conecta o passado de luta dos povos indígenas e mestiços da Bolívia, que conquistaram sua independência da Coroa Espenhola em 1825,  com o presente de milhares de famílias que perpetuam, em meio a outros idiomas e culturas, de um povo que nunca esquece sua origem.

“Cada imigrante boliviano é uma ponte entre duas nações. E neste Bicentenário, essas pontes brilham. Brilham em São Paulo, brilham no mundo”.

Google search engine

.

.

SERVIÇO: Iluminação de São Paulo no Bicentenário. Quando: 6 de agosto a partir das 18:30h. Onde: – Viaduto do Chá, – Ponte Estaiada (Água Espraiada) – Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo.

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também