Vozes em Movimento: Refugiados e Migrantes Poetizam a Crise Climática

Loading

Concurso de poesia busca amplificar narrativas pessoais na interseção entre deslocamento forçado e o aquecimento global, com envio de obras para a COP30.

São Paulo • 14/09/25 às 04:07h

A terra que se abre em fissuras, o rio que transborda e leva consigo memórias, o mar que avança sobre o lar. Para milhões ao redor do mundo, a crise climática não é uma projeção futura, mas um motor presente de deslocamento. Para dar voz a essas histórias reais, um projeto inédito convida refugiados e migrantes que vivem no Brasil a transformarem suas vivências em poesia.

A iniciativa “Vozes em Movimento” busca poemas que reflitam sobre a complexa relação entre migração e as mudanças no planeta. Os participantes são encorajados a mergulhar em suas próprias experiências e tradições, refletindo sobre perguntas profundas: Quais tradições da sua comunidade ensinam a viver em harmonia com a natureza? ou Como podemos mobilizar mais pessoas e nações para apoiar mudanças justas no combate à crise climática?

“Muitos desses indivíduos carregam em sua bagagem cultural conhecimentos ancestrais de cuidado com a Terra. Suas vozes são cruciais para encontrarmos soluções mais humanas e eficazes”, reflete um dos organizadores.

.

full-expo

Google search engine

.

O processo inclui não apenas o envio dos poemas, mas também um evento online de apresentação e feedback, votação pública e uma mostra final. O grande destaque é o reconhecimento: o poema vencedor será enviado para as discussões da Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada no Brasil em 2025, garantindo que a mensagem do autor ecoe nos corredores do poder global.

Para participar:

  • Inscrições e envio de poemas: 19 de agosto a 28 de setembro de 2025

  • Evento online (Zoom): 14 de outubro de 2025

  • Votação pública: 15 a 28 de outubro de 2025

  • Mostra online e anúncio do vencedor: 4 de novembro de 2025

Todos os participantes recebem um certificado. Não é necessário ser poeta profissional; basta ter uma história para contar.

Inscreva-se e envie seu poema até 28 de setembro pelo link: (AQUI)

Sua voz pode ser a ponte que falta no debate sobre o nosso planeta. Participe.

Google search engine
Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também