Julho Laranja reforça cuidados com saúde bucal preventiva em crianças

Loading

Atuação começa nos primeiros dias de vida com o teste da linguinha

São Paulo • 24/07/25 às 13:34h
CRISTIANE RIBEIRO
REPÓRTER DA RÁDIO NACIONAL

Criada há seis anos para alertar a população sobre a importância da ortodontia preventiva em crianças a partir dos seis anos de idade, quando os dentes de leite começam a ser trocados, a campanha Julho Laranja mantém em 2025 o slogan: “Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida”.

No entanto, a atuação dos ortodontistas pediatras começa nos primeiros dias de vida do bebê, com o teste da linguinha, que deve ser feito ainda na maternidade ou até o bebê completar um mês de vida.

Realizado pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, desde 2014, o teste serve para avaliar se o freio em baixo da língua está curto, o que pode dificultar a amamentação e, posteriormente, a fala e o desenvolvimento da arcada dentária.

Segundo a odontopediatra Ilana Marques, é nesta fase, também, que os pais da criança são orientados sobre higiene bucal, alimentação e hábitos orais.

Ela lembrou que a campanha Julho Laranja reforça o cuidado entre 6 e 12 anos, para identificar a necessidade de aparelhos ortodônticos e prevenir problemas com arcada dentária, justamente para aquelas crianças que não tiveram esse olhar quando na época do nascimento.

Google search engine

.

“Para manter os dentes saudáveis, os pais devem cuidar dessa higiene, escovar desde o primeiro dentinho, usar o fio dental, evitar o açúcar e manter as consultas preventivas regulares. Além disso é muito importante ensinar a criança ter uma alimentação inteligente sabendo diferenciar quais são os elementos perigosos dos protetores e aplicando isso no dia a dia. O evento dos pais sempre vai ser fundamental.”

.

Ilana Marques ainda enfatizou que os pais devem ficar atentos se a criança respira pela boca, pois esse hábito pode afetar o crescimento da face, o alinhamento dos dentes e a mordida, além de trazer problemas respiratórios, prejudicando, inclusive, a concentração e o rendimento escolar da criança.

Nesses casos, a orientação da ortodontista pediatra é para que os pais façam uma avaliação profissional.

Edição:
Fábio Cardoso / Liliane Farias
Foto de capa: © LAÍSA QUEIROZ/MS
fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também