Herança de Brincar: Jogos Bolivianos Encantam Crianças no Sesc Santana

Loading

Evento gratuito no Sesc Santana, comandado por educadoras bolivianas e brasileiras, celebra as tradições lúdicas que atravessam fronteiras e fortalecem os laços da maior comunidade de imigrantes recentes da capital.

São Paulo • 30/08/25 às 11:16h

Não é preciso muito: um punhado de pedrinhas, um elástico, a própria sombra ou simplesmente as mãos e muita imaginação. Esses são os ingredientes simples, porém poderosos, das brincadeiras tradicionais que embalam a infância na Bolívia e que, agora, ganham vida no coração de São Paulo. Nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), das 15h às 18h, o Sesc Santana se transforma em uma praça de trocas culturais, recebendo a atividade “Brincadeiras Tradicionais de Origem Boliviana para as Infâncias Latino-Americanas”.

Mais do que uma simples oficina, o evento é uma janela para a vivência de uma comunidade vibrante e essencial para o tecido social paulistano. Muitos não sabem, mas os bolivianos formam a maior comunidade de imigrantes recentes na capital. Enquanto um estudo da Folha de S.Paulo de junho deste ano contabiliza 11.566 bolivianos como imigrantes recentes, a TV Cultura estima que a população total dessa comunidade na cidade pode chegar a 250 mil pessoas. Conhecer sua cultura, portanto, vai muito além do aspecto gastronômico ou musical; é mergulhar nas expressões mais singelas e universais, como o ato de brincar.

“Vamos vivenciar um pouquinho sobre as brincadeiras infantis?”, convida a produção. A proposta é que crianças de todas as origens, além de suas famílias, possam aprender e se divertir com jogos que são patrimônio cultural boliviano, mas que ecoam a infância latino-americana como um todo.

.

539321847_24938406255763863_4334138838958635524_n

Google search engine

.

Quem guia os participantes por essa viagem lúdica é a dupla de facilitadoras Yolanda Marlene Cortez e Ane Ramos. Yolanda traz na bagagem a experiência direta. Nascida em La Paz, ela estudou Parvulario (educação infantil) e atuou como educadora em seu país. No Brasil, sua trajetória é um exemplo de resiliência e dedicação à comunidade: trabalhou como costureira e cabeleireira, mas nunca deixou de lado seu chamado para cuidar dos outros. Como voluntária no CEMIR (Centro da Mulher Imigrante e Refugiada) e no CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante), organizou atividades para mulheres e crianças. Mãe de cinco filhos, é fundadora da AMILV – Associação de Mulheres Luz e Vida. Atualmente, busca aprimorar seus conhecimentos com uma especialização na USP para atuar na área de Assistência Social.

Junto dela, está a professora Ane Ramos, que complementa a atividade com sua expertise acadêmica. Com especialização em Ensino de Arte pela ECA-USP, licenciatura em Linguagens e uma trajetória que passa pela Comunicação Social e Ciências Sociais, Ane traz o olhar para a pedagogia e a integração da arte como forma de conhecimento.

A produção é do “Deslocamento Criativo”, uma iniciativa que tem como missão conhecer e contratar trabalhos na área da Economia Criativa desenvolvidos por pessoas em situação de refúgio que vivem em São Paulo, além de favorecer a formulação de políticas públicas para esse público.

O evento é, no fim, um convite para um encontro. Um encontro entre gerações, entre nações e, sobretudo, entre pessoas dispostas a aprender que a alegria de uma criança, em qualquer língua ou cultura, soa sempre igual.

Serviço:
Brincadeiras Tradicionais de Origem Boliviana
Onde:
Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo.
Quando:
30 e 31 de agosto (sábado e domingo), das 15h às 18h.
Classificação: Livre.

Google search engine
Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também