Subprefeitura da Mooca reforça diálogo com imigrantes bolivianos e incentiva uso do Ecoponto Têxtil Brás

Loading

Iniciativa visa aproximar o poder público das comunidades imigrantes e estimular o descarte correto de resíduos têxteis, fortalecendo práticas sustentáveis no polo de confecção do Brás.

São Paulo • 06/11/25 às 22:47h.
Atualizado • 08/11/25 às 12:38h.

A primeira de uma série de varias reuniões programadas entre a Subprefeitura da Mooca com integrantes da comunidade imigrante boliviana em São Paulo foi realizada na subprefeitura da Mooca, na tarde desta quinta-feira, (6) de novembro. O encontro, marcado pelo diálogo e pela construção de parcerias, teve como objetivo incentivar a comunidade boliviana a usar o Ecoponto Têxtil Brás, inaugurado em (20) de outubro pelo prefeito Ricardo Nunes, que funciona de forma gratuita às 24h. localizado na Rua Cachoeira, 958 – Catumbi, um espaço criado para o descarte correto de retalhos e resíduos provenientes das oficinas de costura da região.

.

Reunião na Subprefeitura da Mooca discute parceria para promover a conscientização sobre o descarte correto de retalhos têxteis na comunidade boliviana. A iniciativa busca orientar costureiras e microempreendedores sobre o uso do Ecoponto Têxtil Brás. Participaram do encontro Marcus Vinícius Valério (Subprefeito da Mooca), Ricardo Xavier (Coordenador de Administração e Finanças), Alexandre Breviglieri (Coordenador de Governo Local) e Tâmara Santos (Diretora de Comunicação). Foto: Subprefeitura da Mooca / Lucas Oliveira.

.

A reunião contou com a presença de Marcus Vinícius Valério – (Subprefeito da Mooca), Ricardo Xavier – (Coordenador de Administração e Finanças), Alexandre Breviglieri – (Coordenador de Governo Local), Tâmara Santos – (Diretora de Comunicação), com Antonio Andrade (Diretor do Bolívia Cultural) e Ronald Quito (presidente da ASSEMPBOL), foi destaque na conversa a importância da comunicação comunitária no fortalecimento das políticas públicas voltadas aos imigrantes. A iniciativa faz parte de uma ação multissetorial que busca ampliar a conscientização ambiental e reduzir o descarte irregular de resíduos nas vias públicas.

.

Google search engine

.

Segundo o subprefeito a proposta reforça o compromisso assumido pelo prefeito Ricardo Nunes, durante a inauguração do Ecoponto Brás, de manter um diálogo contínuo com as comunidades imigrantes da cidade. “A prefeitura deseja incentivar o uso de um equipamento que ajuda a descongestionar as bocas de lobo e prevenir alagamentos neste período de chuvas, preservando a saúde e o bem-estar de todos, incluindo as famílias imigrantes”, afirmou o subprefeito.

Durante a reunião, foi definido que a Subprefeitura da Mooca irá promover campanhas informativas em parceria com redes de comunicadores imigrantes, com o objetivo de ampliar o alcance das ações de educação ambiental e estimular o descarte responsável dos resíduos têxteis produzidos nas pequenas oficinas e ateliês.

.

Foto: Subprefeitura Mooca/Lucas Oliveira.

.

Google search engine

Para dar continuidade ao diálogo, foi confirmado que na sexta-feira, (14) de novembro, o subprefeito Marcus Vinicius Valério realizará uma visita oficial ao Ecoponto Têxtil Brás, onde atenderá aos meios de comunicação da comunidade boliviana, esclarecendo dúvidas e fortalecendo a cooperação institucional com os empreendedores e comunicadores imigrantes.

O subprefeito Marcus Vinícius Valério informou que, a partir do mês de novembro, a prefeitura intensificará a fiscalização e aplicará multas exemplares para o descarte irregular de lixo nas vias públicas. A medida, que pode resultar em multa de até R$ 26.000,00, tem como objetivo principal coibir essa prática antes do início do período de chuvas na capital, quando o acúmulo de resíduos nas ruas agrava enchentes e alagamentos. “Não queremos que pessoas desinformadas sejam multadas; por isso, a prefeitura precisa do apoio para informar a grande e trabalhadora comunidade boliviana, por meio dos comunicadores e formadores de opinião, que o descarte gratuito deve ser realizado no Ecoponto Têxtil do Brás – 24G. É gratuito e é a forma correta de evitar multas”, afirmou o subprefeito. A ação busca, assim, conciliar a educação com a fiscalização rigorosa para proteger o espaço público e prevenir os problemas típicos da estação chuvosa. O diálogo entre a Subprefeitura e a comunidade imigrante para orientar sobre o descarte correto de resíduos é uma iniciativa que já acontece desde 2023.

Para ampliar o alcance desta informação, a Subprefeitura convida comunicadores e líderes comunitários a uma ação conjunta. Os interessados em divulgar os pontos corretos de descarte, e receber as peças de comunicação da campanha, para  informar seu público, podem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Subprefeitura da Mooca via WhatsApp pelo número (11) 94646-7817.

A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades imigrantes, que contribuem ativamente para a economia e a cultura da cidade, uma verdadeira “São Paulo dos Mil Povos”.

Foto: Subprefeitura Mooca/Lucas Oliveira.

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também