Produtora indígena estreia peça inédita com elenco originário e cenários digitais em painéis de LED no Rio

Loading

Com entrada gratuita, o espetáculo “As Filhas do Reino de Tupã” será apresentado em quatro arenas da Zona Oeste em agosto, mês internacional dos povos indígenas

São Paulo • 19/08/25 às 12:27h
Atualizado • 19/08/25 às 12:34h

A produtora cultural “Flores & Filmes Tribais”, em parceria com o Ponto de Cultura “Coletivo Indivisual”, anuncia a estreia do espetáculo “As Filhas do Reino de Tupã”, obra teatral indígena e inédita que une dramaturgia ancestral, atuação indígena e tecnologia multimídia. A montagem terá apresentações gratuitas nas arenas culturais da Zona Oeste do Rio de Janeiro durante o mês de agosto, período em que se celebra mundialmente o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) e o chamado Agosto Indígena.

Com direção de Ana Maria Kariri (Paraíba) e produção executiva de Régis Kamaiurá (Amazonas), o espetáculo é composto por cinco histórias baseadas em mitologias e saberes de diferentes povos originários do Brasil: Tupã e a Criação do Mundo, A História de Mani, A História de Potira, Vitória Régia e Jaci, e A Deusa-Onça Kianumaka Manã. A peça integra a linguagem teatral contemporânea com recursos visuais projetados em painéis de LED, desenvolvidos pela FG3 Entretenimento. O cenário digital é assinado por Denner Messias Goitacá, e a dramaturgia por Felipe Flores. A proposta é proporcionar ao público infantojuvenil uma experiência imersiva, sensível e educativa, com uma hora de duração e classificação livre.

“A proposta é contribuir para a formação de plateia na zona oeste do Rio de Janeiro, onde possuí a maior população de indígenas autodeclarados pelo IBGE na cidade, fortalecendo na região o protagonismo indígena no campo artístico e cultural”, afirma Régis Kamaiurá, produtor executivo do projeto e liderança indígena do Coletivo Indivisual.

.

i-01
Régis Kamaiurá, produtor executivo do projeto e liderança indígena do Coletivo Indivisual. – Vinicius Azevedo

Google search engine

.

O elenco indígena é formado por Maiara Astarte, Danilo Canindé, Lucia Tucuju e Mavi Santana, que levam ao palco a força da oralidade indígena, aliada à expressividade corporal e à vivência artística junto ao palco multimídia.

.

i-02
Ana Maria Kariri, diretora, escritora e liderança do Coletivo Tuxáua. foto – Vinicius Azevedo

.

“A peça é uma celebração da memória indígena. Trazemos à cena não apenas histórias, mas visões de mundo que resistem há séculos e que precisam ser valorizadas como parte fundamental da cultura brasileira”, afirma a diretora Ana Maria Kariri, escritora premiada e liderança do Coletivo Tuxáua.

Google search engine

O projeto é realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, através do edital Pró-Carioca Linguagens – Categoria Teatro, programa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Governo Federal.

.

full-elenco
Da esquerda para direita: Mavi Santana, Maiara Astarte, Ana Maria Kariri, Régis Kamaiurá, Lucia Tucuju e Danilo Canindé (Foto: Vinicius Azevedo)

.

“As Filhas do Reino de Tupã” reafirma o compromisso da Flores & Filmes Tribais com a valorização das narrativas originárias, articulando teatro, tecnologia e ancestralidade. A produtora, que atua com projetos nas áreas do audiovisual, educação e cultura indígena, também é responsável pelo “Festival Cine Pindorama – Cinema Indígena Itinerante”, que foi realizado em parceria com a FUNAI, no Museu dos Povos Indígenas, com exibições de filmes indígenas contemporâneos, rodas de conversa e vivências culturais.
.

Vem aí um espetáculo ancestral e poderoso!
Em agosto, prepare-se para viver a peça
“As Filhas do Reino de Tupã”
uma jornada pelas… | Instagram

.

SERVIÇO:
“As Filhas do Reino de Tupã”
Duração: 1h
(Classificação livre, público infantojuvenil)
Entrada gratuita | Evento acessível (Libras e audiodescrição)

Instagram: @asfilhasdoreinodetupa

Próximas datas:
Sexta-feira (22/08)
– Areninha Gilberto Gil, Realengo
Quinta-feira (28/08)
– Areninha Hermeto Pascoal, Bangu
Sexta-feira (29/08)
– Arena Chacrinha, Pedra de Guaratiba

Fotos: Vinicius Azevedo

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também