Câmara de São Paulo celebra bicentenário da Bolívia em noite de emoção e tradição

Loading

Salão Nobre Presidente João Brasil Vita recebe comunidade boliviana com danças, discursos e homenagens no Bicentenário da Bolívia em evento que reforça os laços entre os povos

São Paulo • 14/08/25 às 01:47h
Atualizado • 14/08/25 às 12:25h

O Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, palco de décadas de história política e cerimônias memoráveis, acolheu na última quarta-feira (6) uma celebração única: o bicentenário da independência da Bolívia. Sob a luz imponente de seus lustres históricos, a comunidade boliviana encheu o espaço com as cores vibrantes de sua cultura, o ritmo contagiante de sua música e o orgulho de sua tradição. O momento mais emocionante veio com a execução magistral do hino nacional boliviano, interpretado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que repercutiu solene pelas paredes do tradicional salão.

.

.

A ausência do vereador Gabriel Abrel, justificada por compromissos familiares, não diminuiu o calor da homenagem. Em mensagem gravada, ele lembrou o papel de São Paulo como cidade que acolhe. “Aqui, vocês têm um vereador”, afirmou, arrancando aplausos da plateia, onde se misturavam trajes tradicionais, bandeiras com as cores da Bolívia e olhos marejados de orgulho.

Google search engine

.

.

Folclore que conta história

Enquanto a música boliviana, magistralmente interpretada pelo Grupo Libertad, inundava o salão histórico, grupos folclóricos apresentaram coreografias que narravam a riqueza cultural boliviana. Entre os convidados, Sra. Marlene Valencia, 65 anos, observava com um sorriso discreto. Imigrante há quatro décadas, ela afirmou: “Um orgulho estar celebrando o Bicentenário Boliviano neste local marcante para a cidade de São Paulo”.

.

CAMARA-fullvide0-camara-6-agosto

Google search engine

.

Na celebração do Bicentenário da Independência da Bolívia, foram homenageadas personalidades que representam a luta, a cultura e o legado boliviano no Brasil em uma cerimônia histórica.

Confira abaixo a lista dos homenageados que, com seu trabalho e dedicação, constroem diariamente uma ponte entre a Bolívia e o Brasil.

• Família Teixeira
Por ajudar e viabilizar projetos da ADRB para a comunidade.

• Dr. Omar Melgar Calderon – CERECRU
Por estar fazendo um papel importante neste momento de integração com a comunidade boliviana.

• Sr. Marcelino Laura – FEIRA KANTUTA – Presidente
• Sr. Rene Quisbert – FEIRA KANTUTA – Vice presidente

Pela parceria em vários projetos e pelo trabalho que têm realizado dentro da comunidade boliviana.

• Sr. Ronald Quito – ASSEMPBOL
Por ter um trabalho importante para a comunidade como a difusão e divulgação dos costumes de determinados espaços da Bolivia aqui no Brasil.

• Sr. Luiz Chilman
Por ser um brasileiro integrado totalmente na comunidade e estar na Feira Kantuta desde os primeiros anos da formação.

• Sra. Mery Torrico de Zuñiga
Por ser uma integrante desde a formação da Feira Kantuta.

• Sra. Yoselin Condori Mamani
Por uma árdua dedicação e trabalho para a realização da regularização de documentos.

• Maria Nina Siñani – LINHAS DIVINAS
Pelo trabalho incessante de buscar soluções parcerias para que o trabalho do Instituto seja realizado com agilidade e rapidez.

• ASSOCIAÇÃO NOVA ALVORADA
Pela coragem de, mesmo diante das carências, estender a mão e apoiar o imigrante boliviano em situação de vulnerabilidade na periferia desta metrópole.

• Dra. Patricia Vega
Pela relevância jurídica, dedicação profissional destinada aos Heróis da Saúde e a grandiosidade dos serviços prestados à nossa comunidade boliviana.

• Sr. Milton Cruz Mamani
Pela relevância técnica, dedicação profissional destinada aos Heróis da Saúde e a grandiosidade dos serviços prestados à nossa comunidade boliviana.

.

JALLALA BOLÍVIA!!!

Assim, entre discursos emocionados e aplausos calorosos, o evento organizado magistralmente pelas instituições da comunidade boliviana em São Paulo não apenas celebrou tradições, mas também teceu novos laços. Nas paredes centenárias do Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, ecoou mais do que formalidade, marcou a força de uma identidade que resiste, se reinventa e, acima de tudo um VIVA BOLÍVIA!!!

Fotos – Bolívia Cultural
Vídeo:
Câmara Municipal de São Paulo

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também