Yoo Na Kim, candidata a deputada, a brasileiras e imigrantes: “Não tenham medo. A felicidade pertence a todas nós”

Loading

Da Coreia ao Brasil, a candidata do Podemos abriu o coração em entrevista ao Bolívia Cultural: contou a infância, os desafios como imigrante, as perseguições que enfrentou e as propostas que defende para as mulheres e a cultura paulista

São Paulo, 09/09/26 às 16:08h

A candidata a deputada estadual Yoo Na Kim (Podemos) concedeu entrevista ao portal de notícias Bolívia Cultural na tarde de sábado (5), no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. A conversa aconteceu nas instalações do Centro Cultural Hallyu, espaço fundado por ela em 2016 para divulgar a cultura coreana e promover o intercâmbio entre Brasil e Coreia do Sul.

Google search engine

 

Yoo Na Kim chegou ao Brasil aos seis anos de idade, acompanhada pelos pais. Durante a entrevista, ela contou como foi sua infância marcada pelo proativismo e pela determinação. Desde pequena, destacava-se na escola e em casa, sempre concentrada em suas metas. Adolescente, um de seus sonhos era aparecer na televisão nos programas de Angélica, Xuxa e Mara Maravilha, espetáculos que conquistou satisfatoriamente, mostrando desde cedo sua vontade de conquistar espaço e realizar seus sonhos.

Na educação, Yoo Na Kim sempre manteve boas notas, característica que atribui à influência da cultura coreana. Os pais, embora não afrouxassem na rigidez, permitiam que ela ajudasse no comércio da família, mas com uma prerrogativa clara da mesma Yoo Na Kim: que não seguiria os passos deles na confecção em São Paulo. Foi assim que decidiu se formar em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi.

Durante a entrevista, a candidata também revelou ter sofrido perseguição por três anos por parte de uma autoridade de seu país de origem, aqui no Brasil. “Foram três anos em que tentaram me desvincular da minha comunidade, assustar meu entorno, atacar minha família. Porém, não conseguiram apagar meus sonhos. Decidi me concentrar nos projetos sociais, nas aulas de coreano que ministrava na cidade, em escrever livros, na minha tese da faculdade”, relatou.

Longe de subjugá-la, a perseguição fortaleceu a jovem imigrante. “Meus triunfos são a resposta aos que tentaram me calar”, afirmou Yoo Na Kim.

Google search engine

A candidatura para deputada estadual é mais um dos desafios encarados por ela, sempre com o rosto erguido, característica, segundo ela, das mulheres batalhadoras imigrantes. Ao final da entrevista, deixou uma mensagem direta: “Mulheres imigrantes, não tenham medo de ser feliz”.

O Centro Cultural Hallyu, onde ocorreu a entrevista, já foi ocupado em muitas oportunidades por coletivos culturais e sociais de comunidades bolivianas e de outras nacionalidades, consolidando-se como um ambiente de comunhão entre as culturas do mundo.

 

ACOMPANHE AO RELEASE DA CANDIDATA:

Da cultura coreana à política: Yoo Na Kim coloca sua experiência em defesa da segurança, cultura e empreendedorismo feminino

Jornalista, escritora, empresária e fundadora do Centro Cultural Hallyu, Yoo Na concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo

A trajetória de Yoo Na Kim é marcada pela capacidade de transformar experiências pessoais e profissionais em iniciativas de impacto social e cultural. Jornalista, escritora, empresária e fundadora do Centro Cultural Hallyu, ela construiu ao longo de mais de duas décadas uma atuação voltada à aproximação entre Brasil e Coreia do Sul e à criação de oportunidades por meio da cultura e do empreendedorismo.

Agora, essa experiência chega à política. Yoo Na Kim é candidata a deputada estadual por São Paulo nas eleições de 2026 pelo Podemos, e apresenta como principais bandeiras a segurança, a cultura e o empreendedorismo feminino.

Nascida na Coreia do Sul, ela mudou-se para o Brasil aos seis anos de idade. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, iniciou ainda jovem sua relação profissional com a Coreia, trabalhando como tradutora e intérprete em rodadas de negócios e em atividades relacionadas ao Consulado da República da Coreia. Também participou de visitas oficiais de presidentes sul-coreanos.

Sua relação com a cultura se consolidou por meio da literatura. Yoo Na Kim é autora de livros que abordam a história, imigração, cultura e as relações entre Brasil e Coreia, entre eles A Jovem Coreia,  Brasil e Coreia: 50 anos de Amizade, além da série Na Moda e do livro Aprendendo Hangul – Básico. Também desenvolveu obras voltadas ao público infantil, como O Sol e a Lua, baseado em um conto coreano, para apresentar elementos da cultura do país às crianças brasileiras.

A educação sempre esteve presente em sua atuação. Um projeto inicialmente criado de forma voluntária para ensinar coreano deu origem a materiais didáticos e posteriormente a conteúdos gratuitos publicados na internet, ampliando o acesso ao aprendizado do idioma.

Em 2016, Yoo Na Kim fundou o Centro Cultural Hallyu, em São Paulo, espaço dedicado à divulgação da cultura coreana e ao intercâmbio cultural. O centro promoveu exposições, aulas de língua coreana, de danças típicas e K-Pop, oficinas de gastronomia, palestras e outros eventos.

Sua atuação também ganhou espaço na televisão e na mídia. Yoo Na Kim apresentou o programa TV Clube Coreia, pioneiro na televisão aberta brasileira ao abordar temas relacionados à cultura sul-coreana. Sua experiência como especialista em cultura coreana também a levou a participar de programas e reportagens sobre a expansão da cultura sul-coreana no Brasil e no mundo.

Outro capítulo importante de sua trajetória está relacionado à representação da comunidade imigrante, onde Yoo Na Kim integrou o Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo como representante da sociedade civil.

 

Cultura como ferramenta de desenvolvimento

Para Yoo Na Kim, a cultura deve ser vista como instrumento de transformação social e de desenvolvimento econômico. Essa visão aparece entre as propostas apresentadas em seu site de campanha  (www.yoonakim.com.br), que defende políticas de incentivo às atividades e eventos culturais, associando cultura à inclusão social e ao desenvolvimento econômico de São Paulo.

A experiência acumulada com o Centro Cultural Hallyu também contribui para essa visão. Ao longo dos anos, ela acompanhou de perto como manifestações culturais podem gerar oportunidades para artistas, empreendedores, profissionais da economia criativa e pequenos negócios.

 

Empreendedorismo feminino e autonomia econômica

Outro eixo central de sua candidatura é o fortalecimento da mulher por meio da educação e da independência financeira. Em seu programa, ela defende políticas públicas que ampliem o acesso das mulheres à educação profissional e ao empreendedorismo, criando condições para que conquistem autonomia econômica e se tornem menos vulneráveis a diferentes formas de violência.

A proposta parte de uma convicção construída a partir de sua própria experiência como empreendedora para ampliar oportunidades econômicas para as mulheres e fortalecer sua autonomia e participação na política e na sociedade.

 

Segurança para uma sociedade mais independente

Ao entrar na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, Yoo Na amplia sua atuação para uma agenda que inclui também a segurança. A proposta política parte de uma visão integrada de desenvolvimento: educação, autonomia econômica, cultura e segurança devem caminhar juntas para criar um Estado mais preparado para oferecer oportunidades e qualidade de vida à população.

Para a candidata, a segurança também precisa ser entendida a partir da prevenção e da criação de condições para que as pessoas tenham mais oportunidades. Nesse contexto, educação, geração de renda, empreendedorismo e acesso à cultura podem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e com mais perspectivas para seus cidadãos.

“Minha história sempre foi construída criando pontes entre as pessoas. Hoje quero levar essa experiência para a política e contribuir para um São Paulo mais seguro, com mais acesso à cultura, educação e oportunidades, principalmente para as mulheres”, afirma

Para ela, a entrada na política representa dar continuidade de um trabalho que começou com uma ponte entre Brasil e Coreia e se expandiu para a educação, cultura e empreendedorismo.

 

Sobre Yoona Kim

Yoona Kim é jornalista, escritora e uma das principais vozes de divulgação da cultura coreana no Brasil. Coreana radicada no país, dedica-se há mais de duas décadas à aproximação cultural entre Brasil e Coreia do Sul, atuando na difusão da história, dos costumes e das manifestações culturais coreanas.

Autora de livros e documentários sobre a cultura e a presença coreana no Brasil, Yona acompanha de perto a expansão da chamada Hallyu, a onda cultural sul-coreana, muito antes de o K-pop, os doramas, a gastronomia e a K-beauty alcançarem a atual popularidade entre os brasileiros.

Instagram: @yoonakim.info

Site oficial: https://www.yoonakim.com.br/

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também