Evento gratuito reúne grupos de pesquisa, projetos de extensão universitária, coletivos migrantes e instituições entre 11 e 13 de Dezembro no Centro MariAntonia da USP, propondo discutir “Refugiados urbanos e Univer(cidades): pesquisa, extensão e cultura na era das crises”.
Publicado • 23/11/24 às 18:39h
Atualizado • 29/11/24 às 13:24h
Já em sua quarta edição, o Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas articula grupos de pesquisa, coletivos de migrantes, instituições, estudantes e profissionais de diversos campos interdisciplinares de atuação do Brasil e de outros países como Bolívia, Argentina, México, Haiti, República Democrática do Congo, Senegal, Togo, Palestina.
.
.
Com o tema “Refugiados urbanos e Univer(cidades): pesquisa, extensão e cultura na era das crises” o evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro de 2024 no Centro MariAntonia da USP, no histórico prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFLCH) no centro da cidade de São Paulo.
As inscrições estão abertas pelo formulário online: forms.gle/3q6zAZRDPEtmfop18
.
.
Com uma abordagem interdisciplinar, antirracista e interseccional, o Fórum promove o fortalecimento de redes voltadas para a transformação social e a defesa dos direitos de populações migrantes, refugiadas e em diáspora, refletindo sobre as complexidades da realidade migratória em meio à crise social, política, econômica e ambiental na contemporaneidade.
Nesta edição, o evento tem a coordenação geral da professora Vera da Silva Telles (FFLCH-USP) e curadoria da Dra. Karina Quintanilha, advogada e socióloga vinculada ao Departamento de Sociologia da USP, contando com a colaboração de uma ampla e diversa comissão de organização e científica. O projeto tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Ao longo dos três dias, o tema “Refugiados Urbanos e Univer(cidades): pesquisa, extensão e cultura na era das crises” guiará conferências, debates, workshop/oficina, rodas de conversa, performances artísticas, além de um balcão de migração e direitos humanos para fortalecimento de redes “sócio-técnicas” bem como atividades em parceria com projetos de extensão universitária, instituições e coletivos de migrantes.
Dentre os conferencistas, está confirmada a participação de Amarela Varela-Huerta, da Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM), e também de Pablo Ceriani Cernadas, vice-presidente do Comitê das Nações Unidas sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas Famílias (CMW-ONU).
No encerramento, está prevista a realização do Sarau Multicultural Fontié ki Kwaze “Pelo Direito de Migrar e Solicitar Refúgio”, organizado pelos artistas Juan Cusicanki (artista Aymara, da Bolívia) e Alohá de la Queiroz (atriz e performer), com a participação especial de Nduduzo Siba (multiartista da África do Sul), Rawaa Alsagueer (videomaker e ativista da Palestina) e outros artistas vinculados a Saraus na cidade de São Paulo.
Confira a seguir a programação detalhada, e inscreva-se pelo link abaixo:
https://forms.gle/pLAymDKkcNy9xdV29
.
Serviço:
Data:
11 (quarta), 12 (quinta) e 13 (sexta-feira) de Dezembro de 2024
Local:
Centro MariAntonia da USP
(R. Maria Antônia, 294 e 258 – Vila Buarque, São Paulo)
Horário: 09h às 19h
Mais informações: fontieforum@gmail.com
Veja a Programação: AQUI
Apoio: Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) – CAPES
Certificação: Haverá emissão de certificado mediante inscrição e assinatura da lista de presença nos dias do evento.
Inscrições abertas até o limite de vagas por turno (manhã e tarde), com 80 lugares disponíveis.
.