Praça Kantuta celebra o folclore boliviano em ensaio aberto para o bicentenário da Bolívia

Loading

Evento neste domingo (29) apresenta danças tradicionais como Tinkus e Tobas, em preparação para o grande desfile de agosto

Publicado • 27/06/25 às 23:59h

A Praça Kantuta, polo cultural da comunidade boliviana em São Paulo, será palco de um ensaio folclórico aberto ao público neste domingo (29), a partir das 14h. O evento antecipa as comemorações do bicentenário da Bolívia, que será celebrado em agosto com o desfile Fé & Cultura 2025, organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolivia Brasil (ACFBB).

Destaque para as apresentações dos grupos Tinkus Wayna Lisos-SP e do Ballet Folclórico Boliviano – SP, que levarão à praça as danças tradicionais Tinkus e Tobas, expressões máximas da cultura andina. Os Tinkus, originários de Potosí, simbolizam a força e a resistência originária, enquanto os Tobas, com seus saltos vigorosos e trajes coloridos, remetem às raízes amazônicas e orientais da Bolívia.

.

513487606_10238367995882693_3312031720733232164_n

.

Google search engine

Cultura viva migratória boliviana

A Praça Kantuta, localizada no bairro do Pari, é um símbolo da migração boliviana em São Paulo. Nela, jovens bolivianos e filhos de bolivianos mantêm viva a tradição, ensaiando semanalmente para eventos como Fé & Cultura 2025 no mês de agosto, que reunirá mais de 30 grupos folclóricos no bairro de Santana na capital paulista.

“Essas apresentações são uma forma de reafirmar nossa identidade e compartilhar nossa história com os brasileiros”, diz Marcelo Laura, presidente da Associação Feira Kantuta “A dança é nossa maneira de honrar os 200 anos da Bolívia e mostrar que nossa cultura permanece vibrante, mesmo longe de casa.”

Serviço
Data:
Domingo, 29 de junho
Horário:
A partir das 14h
Local:
Praça Kantuta
R. Pedro Vicente, 600
(Pari, próximo ao Metrô Armênia)
Entrada gratuita

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também