Residência Mira Latina, de 10 a 31 de janeiro de 2022

São convidados fotógrafos e artistas latino-americanos. Inscrições até 5 de dezembro de 2021

Publicado em
Residência Mira Latina, de 10 a 31 de janeiro de 2022

APRESENTAÇÃO

O Mira Latina é um laboratório de criação e desenvolvimento de ideias que, a partir da fotografia como linguagem, busca promover e incentivar ações e experiências artísticas, impulsionando novos espaços de diálogo e construção entre criadores de diferentes países. O projeto nasce do desejo por conhecer e desvelar a fotografia latinoamericana, e tem, entre seus objetivos, a intenção de contribuir para alargar os repertórios visuais, estreitar as fronteiras e estimular o intercâmbio por meio da produção fotográfica contemporânea.

Fundamentado na ideia de que observar, pensar e discutir criticamente a nossa região e suas
formas de representação e visualidades são funções essenciais aos produtores de imagens, o Mira Latina intenciona, sobretudo, provocar a reflexão sobre as práticas fotográficas e as matrizes visuais que operam na América Latina. Propõe experiências que incitem os questionamentos, mais que as respostas, e estimulem a tomada de consciência sobre as dinâmicas culturais, políticas e sociais vigentes e as formas de poder perpetuadas por meio da produção de imagens, nos permitindo indagar sobre e no papel de criadores.

O que fotografamos? Por que fotografamos? Para que fotografamos? Para quem fotografamos? Que discursos as nossas imagens reiteram? Quais ideologias estão por trás das imagens que produzimos? A quem servem as nossas imagens? Por que contar histórias? Quem (ou o quê) define as histórias que contamos? A quem elas verdadeiramente impactam? As imagens realmente transformam a realidade? Qual realidade?

A fotografia latinoamericana é uma postura (geo)política defendida e destacada neste projeto. Desde o seu surgimento, é uma das primeiras instâncias de coletividade e crítica às estruturas hegemônicas e imperialistas de pensamento, produção e difusão impostas à fotografia na região.

Sua existência e ideais de autonomia e acercamento foram e ainda são necessários para a ampliação, fortalecimento e consolidação de um espaço compartilhado de valorização e respeito às diferentes e diversas aproximações à fotografia da e na América Latina. Mas também de resistência, de enfrentamento e proposições às dificuldades e assimetrias existentes, de construção de práticas contracoloniais e de inspiração a iniciativas comuns e à articulação.

Partindo destes princípios, o Mira Latina se propõe a ser um espaço de construção de projetos e ações participativas e colaborativas na busca por contribuir para o fomento à produção crítica e consciente de imagens e discursos, na tentativa de propiciar ferramentas e caminhos que levem à desconstrução e decolonização dos olhares e estereótipos que inferiorizam e oprimem nossos saberes e fazeres, de ampliar os relacionamentos, as trocas, e de imaginar e criar alternativas e caminhos individuais e coletivos.

A RESIDÊNCIA

A Residência Mira Latina, em sua primeira edição, é uma instância de reflexão, debate e produção pensada para pessoas que utilizam a fotografia como linguagem expressiva. Fotógrafes, artistas, não importa como você se defina, todes são bem-vindes.

A atividade acontecerá de forma presencial na cidade de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte do estado de Alagoas, Brasil, entre os dias 10 e 31 de janeiro de 2022.

A Residência Mira Latina é uma experiência que busca proporcionar, através de um ambiente colaborativo, o intercâmbio cultural e a imersão em processos criativos, reflexivos e críticos a partir de um laboratório coletivo que prevê uma agenda de atividades planejadas para estimular a produção fotográfica e a construção conjunta de conhecimento.

Sob a condução da curadora Maíra Gamarra, o laboratório objetiva apoiar e fortalecer trajetórias e práticas artísticas contemporâneas visando explorar a criação individual e a partilha entre pessoas que utilizam a fotografia como ferramenta de expressão; e estimular a democratização e troca de saberes e fazeres, a criação de rede e comunidade entre latinoamericanes através da fotografia e do cohabitar, almejando ativar novas perspectivas e ferramentas de experimentação e difusão na construção artística-cultural de cada participante.

A proposta busca construir um ambiente imersivo e colaborativo para fomentar as colaborações entre as pesquisas de participantes e o compartilhamento de percursos e recursos, de questionamentos e de experimentações na construção individual e coletiva — ativando um espaço comum que favoreça e estimule processos de reflexão para uma visão consciente, crítica, política e contracolonial acerca dos próprios caminhos e projetos.

O laboratório conta com um programa de atividades que inclui acompanhamentos individuais e reuniões coletivas, apresentações de portfólios, um ciclo de diálogos com a participação de artistas e curadores convidades (on-line), transmissão de lives de apresentação dos residentes e outras
atividades.

A Residência será desenvolvida de forma intensiva e imersiva durante 20 dias, considerando um cronograma de trabalho de 06 horas por dia, de segunda-feira a sábado.

É obrigatória a participação das pessoas residentes em todas as atividades propostas no programa.

Ao final da Residência, além dos projetos individuais de cada participante, será proposto um projeto coletivo de intervenção urbana na cidade de São Miguel dos Milagres.

A residência será realizada nos idiomas português, espanhol e “portunhol”.


A Residência Mira Latina oferecerá aos residentes:

- Todas as atividades constituintes do laboratório criativo.
- Hospedagem em casa coletiva compartilhada entre residentes e equipe de produção da Residência. Quartos, banheiros e cozinha igualmente compartilhados entre todes.
- Alimentação: café da manhã e almoço (o jantar será por conta de cada participante).
- Ajuda de custos para produção de obras a serem apresentadas por meio do projeto coletivo de intervenção urbana a ser realizada.
- Limpeza e manutenção da casa coletiva.

Não está incluso:

- Custos de transporte de participantes até a cidade de São Miguel dos Milagres, Alagoas, Brasil.
- Jantar, lanches, bebidas alcóolicas.
- Utensílios de uso individual, como produtos de higiene, máscaras de proteção, etc.
- Cuidados com bens pessoais, como vestimentas, roupas de cama e banho.

INSCRIÇÕES

A Residência Mira Latina é aberta a pessoas maiores de 18 anos, nascidas na América Latina, que utilizem a fotografia como linguagem.

Podem se inscrever fotógrafes, artistas e outras pessoas que se sintam convocadas e queiram desenvolver uma ideia ou projeto durante a Residência.

As inscrições estarão abertas do dia 16 de novembro ao dia 05 de dezembro de 2021 às 23h59 (horário de Brasília, GMT -3). Esta data não será, em hipótese alguma, prorrogada.

Para participar, é necessário ter domínio da prática fotográfica e alguma experiência e trajetória nos campos da fotografia, artes visuais ou outros relacionados, não sendo indicada para iniciantes.

As pessoas interessadas deverão preencher e enviar devidamente o formulário de inscrição disponível no link: bit.ly/2YPMR5b

No ato de inscrição via formulário, as pessoas candidatas deverão, ainda, anexar um arquivo PDF único (máximo de 10 páginas) com os seguintes documentos:

1. Documento de identificação pessoal (RG, DNI ou passaporte);

2. Currículo resumido (máximo de 800 palavras);

3. Portfólio individual com pelo menos 02 trabalhos prévios, de preferência realizados nos últimos 5 anos (máximo de 02 páginas);

4. Descritivo da proposta de trabalho a ser desenvolvido durante a Residência, esteja o trabalho já em andamento ou em fase inicial de pesquisa, pronto para ser executado. Deverá destacar como o trabalho pode dialogar e se desenvolver durante a Residência (máximo de 800 palavras);

5. Carta de interesse destacando como sua trajetória e pesquisa atual podem contribuir para essa experiência coletiva, suas expectativas e interesses (máximo de 800 palavras).

Solicitamos às pessoas interessadas que leiam atentamente todo o documento da convocatória da Residência e estejam certas sobre a disponibilidade para participar durante toda a Residência de maneira integral, imersiva e exclusiva.

Considerando que a Residência será uma atividade presencial, é importante que as pessoas interessadas estejam atentas para o contexto da pandemia sanitária da Covid-19, e, desta forma, avaliem os riscos envolvidos e estejam com o programa vacinal completo (condição obrigatória). A organização da Residência tomará medidas e instituirá regras de convivência buscando respeitar e zelar pela saúde e bem-estar de participantes e equipe, mas não poderá se responsabilizar por eventuais contágios ou outras ocorrências.


SELEÇÃO

A seleção será realizada pela equipe de organização da Residência.

Serão selecionadas até 08 (oito) pessoas para participar do laboratório. Das vagas disponíveis, 02 (duas) são exclusivas para alagoanes.

Como critérios para a seleção, serão analisados: trajetória profissional e/ou artística; interesse individual de pesquisa e prática; qualidade e coerência da proposta a ser desenvolvida durante a

Residência, considerando a capacidade de contribuir para promover os objetivos e reflexões almejados pelo programa da Residência; e viabilidade e adequação da proposta no que concerne à estrutura disponível.

Para o processo de seleção serão consideradas e priorizadas a equidade de gênero e a diversidade étnico-racial e territorial das pessoas inscritas.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 10 de dezembro de 2021.

As pessoas selecionadas para a Residência terão até 05 dias corridos após o anúncio do resultado para confirmar oficialmente a sua participação. A não confirmação dentro do prazo exigido implicará

no cancelamento da vaga e outras pessoas inscritas poderão ser convidadas a ocupá-la.

Não será permitido o deslocamento para outras cidades durante o período do projeto. O não cumprimento desta regra acarretará na desvinculação da pessoa residente.

As pessoas selecionadas e confirmadas para a Residência deverão assinar um termo de compromisso, com o objetivo de regular e assegurar as obrigações, responsabilidades e direitos de ambos os lados.


CRONOGRAMA

16/11/2021
Lançamento da convocatória

05/12/2021
Prazo limite para inscrições (Atenção: a data não será prorrogada)

até 10/12/2021
Resultado da seleção

até 15/12/2021
Prazo de confirmação dos selecionados

até 20/12/2021
Entrega de termo de compromisso assinado pelos selecionados

10/01/2022
Início da Residência

31/01/2022
Fim da Residência


O ato de inscrição nesta convocatória implica em plena concordância com as informações e condições dispostas neste documento.

INSCRIÇÕES

Informações e dúvidas:
miralatinalab@gmail.com

Nos acompanhe nas redes:
miralatinalab.com
linktr.ee/miralatinala
instagram.com/miralatinalab

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário