Quarentena e aulas virtuais: os desafios da educação à distância

Por causa da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo homologou a deliberação, aprovada pelo Conselho Estadual que permite que atividades realizadas por meio de EAD (Ensino à Distância), aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, durante o período de suspensão das aulas, possam ser computadas como dias letivos. Desde o dia 23 de março, as aulas estão suspensas por período indeterminado.

Publicado em
Quarentena e aulas virtuais: os desafios da educação à distância

Com os avanços tecnológicos, o ensino à distância já é realidade para muitos adultos. Esse modelo inovador de aprendizado por EAD, ao invés do tradicional aprendizado presencial, não é tão fácil como aparenta. Os estudos demandam disciplina, organização e responsabilidade do aluno. Para que aulas gerem resultados positivos, algumas regras devem ser seguidas, mesmo que dentro de casa. As orientações dos especialistas são válidas para crianças e adultos.

COMO GARANTIR A PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS EM CASA

Rotina: O ideal é acordar no horário habitual, alimentar-se de maneira saudável e dedicar-se ao estudo dos conteúdos que seriam trabalhados de forma presencial em sala de aula. Os adultos devem elaborar um cronograma de atividades, estudos e trabalho e respeitar cada os horários estabelecidos.

Faça pausas: Sempre respeitar os momentos de intervalos. Assim como no colégio ou faculdade, tire o tempo para relaxar. As crianças podem brincar entre uma atividade. O importante é que os estudantes não sejam sobrecarregados por conta da quarentena imposta pelo coronavírus.

Comunicação: Mesmo à distância e de forma virtual, é fundamental que o estudante interaja com a turma e com os professores. É a oportunidade para sanar dúvidas e compartilhar ideias e resultados.

Suporte familiar: A família dos alunos menores de idade deve reforçar o contato com o professor, acompanhando se as matérias estão sendo abordadas de maneira correta.

Movimente-se: Durante a quarentena é importante que as pessoas se mantenham saudáveis, consumindo alimentos saudáveis e praticando exercícios. A prática auxilia a percepção corporal, a flexibilidade e a coordenação motora dos alunos, além de melhorar a concentração para que os estudos rendam mais.

Fontes: Governo de São Paulo, Portal Desafios da Educação e Grupo EAD

Publicidade
Publicidade
Evite lugares cheios. 15530

Evite lugares cheios.

Com a volta de algumas atividades em alguns lugares, é preciso redobrar os cuidados. Por isso, continue usando máscara

Deixe um comentário