Mesa de debates: Portunhol na América Latina - 11/05/22

Evento online será transmitido ao vivo no dia 11 de maio, às 19h

Publicado em
Mesa de debates: Portunhol na América Latina - 11/05/22

O Memorial da América Latina, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) realiza uma mesa de debates sobre portunhol. O debate será entre uma das autoras do livro A língua de todos e a língua de cada um (Pipa Comunicação/2022), Jorgelina Tallei, a Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Eliana Sturza e o poeta e tradutor Douglas Diegues. O evento acontece no próximo dia 11 de maio, às 19h, com transmissão pelo Zoom e pelo Youtube.

A professora Dra. Luciana Latarini Ginezi, diretora do CBEAL e coordenadora da Cátedra Memorial Unesco para Integração da América Latina, fará a abertura e a apresentação dos palestrantes.

O livro A língua de todos e a língua de cada um retrata o portunhol como língua de inclusão. A obra apresenta uma história que revela, a partir da língua, a perspectiva de quem vem de outro lugar e que, de maneira sutil, necessita ser acolhida. A língua de todos e a língua de cada um é destinado a crianças e educadores para pensar sobre a língua como identidade de cada sujeito e será apresentado pela professora da Unila Jorgelina Tallei.

Em seguida, serão realizadas duas palestras. A professora Dra. Eliana Sturza, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (RS) abordará o tema "Portunhol na fronteira Brasil - Paraguai".

Na sequência, o poeta e tradutor Douglas Diegues trata do "Portunhol na literatura". Douglas é autor da obra considerada o primeiro livro de poesia escrito em portunhol no âmbito das literaturas hispano-americanas.


O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/dAUnmJ8qFwfkxc3w7. Haverá emissão de certificados para participantes.

Sobre os mediadores e palestrantes:

Luciana Latarini Ginezi
Doutora e Mestre em Letras (USP). Pesquisadora dos Estudos da Tradução, com ênfase em Formação de Tradutores e Intérpretes, Interpretação Comunitária, Linguísticas de Corpus e Terminologia. É diretora do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CBEAL), do Memorial da América Latina e coordenadora da Rede de Cooperação Unitwin/Unesco para integração da América Latina.

Jorgelina Tallei
Doutora em Educação pelo programa do doutorado latino-americano da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de espanhol no ciclo comum de estudos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Autora de livros infantis.

Eliana Rosa Sturza
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorada pela Universidad de la República (UDELAR). Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Atua na graduação, na área de Língua Espanhola no curso de Letras e, na pós-graduação, na área dos Estudos Linguísticos. Coordenadora do Laboratório Entrelínguas.

Douglas Diegues
Poeta e tradutor. Em 2002, publicou Dá gusto andar desnudo por estas selvas – Sonetos Salvajes (Travessa dos Editores - Curitiba), considerado o primeiro livro de poesia escrito em portunhol no âmbito das literaturas hispano-americanas.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA

11 de maio, às 19h
Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi | Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Cátedra.

MESA

Mediação
Profa. Dra. Jorgelina Tallei | Professora de espanhol na Unila e autora do livro A língua de todos e a língua de cada um.

PALESTRAS

Portunhol na fronteira Brasil x Paraguai | Profa. Dra. Eliana Sturza, Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Portunhol na literatura | Douglas Diegues, poeta, tradutor e autor do livro considerado o primeiro de poesia escrito em portunhol no âmbito das literaturas hispano-americanas.

SERVIÇO:
Seminário e lançamento de livro sobre portunhol
11 de maio, às 19h
YouTube: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
Inscrições: https://forms.gle/dAUnmJ8qFwfkxc3w7
Haverá emissão de certificados para inscritos

fonte: memorial.org.br

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Mulher policial (GCM) pede para as imigrantes denunciar a violência contra elas
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022

Publicidade

Deixe um comentário