Festival Vivência na Aldeia Online

10 dias de cultura tupi guarani, diretamente da Aldeia Tapirema, Peruibe/SP.

Publicado em
Festival Vivência na Aldeia Online

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam:

Cultive Resistência e Aldeia Tapirema convidam você para participar do nosso primeiro Festival Vivência na Aldeia OnLine. Serão 10 dias de atividades em formato live, com vídeos, conversas, música, sabedoria e muita resistência.

O Festival quer, mesmo em tempos pandêmicos, conectar pessoas de bom coração em uma singela jornada online de expansão de conhecimentos, troca de saberes e amor pela terra.

O festival acontecerá nos meses de março e abril, nos finais de semana, às 16 horas, cada dia com uma atividade diferente, ministradas pelas famílias da Aldeia Tapirema: culinária indígena, brincadeiras indígenas, técnicas de sobrevivência na mata, roda de conversa com os anciões e anciãs da Aldeia, oficina de artesanato, grafismo e pintura indígena, fitoterapia indígena e cantos sagrados tupi guarani.

A cultura dos povos indígenas está profundamente ligada a práticas relacionadas à terra e à natureza. Seus cantos, sua dança, sua culinária, sua medicina e sua espiritualidade constituem uma rede de práticas que compõe o modo de vida tradicional de cada povo. Os elementos da cultura Tupi Guarani se manifestam através de práticas coletivas com a natureza: o plantio, a colheita e a preparação dos alimentos; a medicina que cura através das plantas; a espiritualidade manifestada no diálogo entre humanos e não-humanos, onde “não-humano” refere-se à mata, aos animais, aos sonhos e à memória dos antepassados; os cantos e da dança, expressões artísticas que trazem em si o sagrado, a história e a identidade étnico-cultural Tupi Guarani. Um povo que protege, luta, resiste e inspira!

Confira a programação abaixo, se inscreva e participe. Inscrições gratuitas!

IMPORTANTE: Em todos os dias teremos abertura com cantos tupi guarani, apresentações culturais e um rico conteúdo, além da interação com os participantes para perguntas e curiosidades.

SE INSCREVA AQUI

DIA 17/04 às 16:00 h – OFICINA DE ARTESANATO

O artesanato é parte da cultura tupi guarani, faz parte do seu modo de viver, e as lideranças da comunidade ensinarão sobre os materiais utilizados para o artesanato, que são colhidos na floresta e todo o seu processo de construção.

DIA 18/04 às 16:00 h – GRAFISMO E PINTURA INDÍGENA

O grafismo fala por sí só, ele é parte da ancestralidade do povo tupi guarani e Mimby Tupi e lideranças da Aldeia Tapirema, ensinarão como fazer a tintura com o jenipapo e o urucum, falarão também do significado das pinturas e como aplicar e fazer os desenhos.

DIA 24/04 às 16:00 h – FITOTERAPIA INDÍGENA

A cura está na mata! A natureza nos dá tudo que precisamos. O ar, a água, o alimento e a cura. Nas comunidades tupis guaranis, o cuidado do seu povo está com os mais velhos, os conhecedores das ervas medicinais. Catarina e Amâncio, anciões da Aldeia Tapirema passarão seus conhecimentos sobre as ervas medicinais utilizadas pela comunidade e como preparar garrafadas.

DIA 25/04 às 16:00 h – ENCERRAMENTO

O até logo da comunidade. No último dia a comunidade fará uma despedida cheia de amor e inspiração. Muita música, dança e conhecimentos sobre a rica cultura tupi guarani.

SE INSCREVA AQUI

Festival Vivência na Aldeia Online

Deixe um comentário