Exposição - Migração Boliviana em São Paulo - no Centro Cultural Penha

A exposição “Migração Boliviana em São Paulo” com acervo do fotógrafo boliviano Eduardo Schwartzberg, pretendem mostrar como o trabalho na costura, a religião e a festa se complementam, revelando uma das características fundamentais da migração boliviana em São Paulo. A exposição começa em 11 de setembro ao 11 de novembro com entrada livre.

Publicado em
Exposição - Migração Boliviana em São Paulo - no Centro Cultural Penha

Serviço:
Exposição "Migração Boliviana em São Paulo"

QUANDO:
De 11 de setembro à 11 de novembro de 2021
Terça a domingo, das 11:00 às 17:00h.
Presencial com lotação reduzida
ONDE:
Centro Cultural Penha - São Paulo
Largo do Rosário, 20 - Penha
ENTRADA LIVRE

BOLÍVIA UMA QUESTÃO DE FÉ

As fotografias que estão nesta exposição fazem parte da dissertação de mestrado intitulada “Logicas c ́hixi de la migración bolivian en Sao Paulo – Brasil” que foi realizada no programa de estudos culturais da Universadade de Sao Paulo. O ch ́ixi é uma palavra aimará que significa cinza ou machado e que a socióloga Silvia Rivera teorizou para entender ou mestizagem com sentido crítico onde ou opostos se complementam. Por meio desse conceito, a tese pretendia mostrar como o trabalho na costura, a religião e a festa se complementam, revelando uma das características fundamentais da migração boliviana em São Paulo. 

EDUARDO SCHWARTZBERG

Formado em Sociologia pela Universidad Mayor de San Andrés, começou na fotografia a partir de seu interesse como instrumento analítico.Trabalhou como fotojornalista para o jornal La Razón de Bolivia. Já publicou em diversos jornais da Bolívia e em diversos sites do Brasil e de outros países. O trabalho do autor também faz parte no livro Principio Potosi Reverso, patrocinado pelo Museu Reina Sofía da Espanha.
A exposição que se apresenta foi publicada pela Revista de Ciências Sociais da Universidade FLACSO do Equador, edição 62, sendo uma delas a capa do livro. Eduardo Schwartzberg é diretor do jornal La Puerta del Sol desde o ano 2017

Exposição - Migração Boliviana em São Paulo - no Centro Cultural Penha em São Paulo

VEJA TAMBÉM

Ensaio fotográfico reafirma identidade de criança descendente de pai boliviano e mãe brasileira

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

2 Comentários

Patrícia Rivarola
Patrícia RivarolaDIA 10.09.21 15h05

Muito interessante e importante!
Espero conseguir visitar.

juan cusicanki
juan cusicankiDIA 09.09.21 05h23

curadoria como assim , quem é o artista que o Eduardo cuidou , ou ele é o artista !?

Deixe um comentário