Dança do Caporal 100% boliviano

Em 2029 a principal Avenida de São Paulo foi palco da promoção do Caporal 100% Boliviano

Publicado em

Caporales é uma dança tradicional da Bolívia originada no Departamento de La Paz, criada e apresentada ao público pela primeira vez em 1969 pelos irmãos Estrada que foram inspirados na Saya afro-boliviana, uma dança que pertence à região dos Yungas, na Bolívia. A dança, entretanto, tem um aspecto religioso proeminente.

O homem veste chapéu de abas largas, camisa largas, faixa ou cinto, calças de estilo militar, botas que possuem mini-chocalhos que servem para acompanhar o ritmo da música e um chicote, enquanto a mulher usa tranças com um tipo de chapéu curto, veste um vestido de mangas compridas e bufantes com mini-saia. As roupas do homem e da mulher devem combinar.

A dança do Caporales é uma dança de movimentos ágeis e atléticos em que os homens realizam movimentos acrobáticos enquanto as mulheres dançam para destacar a sensualidade e a feminilidade através de movimentos graciosos.

 

Aconteceu na Avenida Paulista em São Paulo o 2º Encontro Mundial da dança do CAPORAL 100% BOLIVIANO.

Foi na tarde de domingo (13) de janeiro de 2019, que aconteceu eventos similares em mais de 60 cidade de (21) países no mundo, 25.000 dançarinos promoveram o "Segundo Encontro Mundial Caporales 100% Boliviano", a atividade foi articulada pela "Organización Boliviana de Defensa y Difusión del Folklóre Boliviano (OBDEFO)" junto ao Ministerio das Culturas e Turismo da Bolívia.

Em São Paulo a dança foi promovida pelos, "Caporales Kantuta Bolivia" e "Caporales San Simón - Filial São Paulo - Brasil". Com apoio da ACFBB - Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil.

Deixe um comentário