Confirmada a festividade da abundância - ALASITA 2020 em São Paulo.

Organizada pelas associações “Feira Kantuta” e Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra - ASSEMPBOL, a feira de ALASITA 2020 no Parque Dom Pedro II espera um público maior de 35 mil pessoas.

Publicado em
Confirmada a festividade da abundância - ALASITA 2020 em São Paulo.

Comemorada todo dia (24) de janeiro, a feira boliviana "Alasita" – celebração do Deus da Abundância, “El Ekeko” – acontece mais uma vez na cidade de São Paulo. A festa, tradicional do departamento de La Paz na Bolívia, é realizada desde 1991 pela comunidade boliviana residente em São Paulo e, desde 2014, foi incluída no calendário oficial do município.

"LA ALASITA" patrimônio da Humanidade

Em 2017 "La Alasita", festa da miniatura onde os bolivianos adquirem pequenos bens com a ilusão de que se farão realidade, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).

Este ano, o Parque Dom Pedro II receberá mais de 100 barracas de gastronomia, artesanato e outros produtos tradicionais.

Comunicação visual ALASITA 2020

No dia poderá ser degustado o tradicional “Plato Paceño” original da cidade de La Paz, composto de batatas cozidas, favas (vagens), choclo branco (milho), carne bovina e queijo fritos, acompanhado de uma deliciosa "chicha", bebida de milho fermentada que pode ser misturada com diversas variações de ingredientes como cereais, frutas e amendoim, sem esquecer da indispensável "llajua" molho de pimenta boliviana.

As barracas terão a venda as “Alasitas”, que na língua aimará significa “comprar-me” são miniaturas dos bens que se deseje adquirir no ano que começa. A Alasita mais comum são notas de dinheiro, em Real, Dólar ou Euros, se desejar viajar, compre uma mala pequena acompanhado do seu passaporte, se quiser adquirir um carro, compre uma miniatura de carrinho do modelo desejado, se a meta for fartura de comida na sua casa, compre uma “Alasita” de saco de grãos de cereais.

A tradicional “challa”, terá seu espaço garantizado, ritual andino realizado com serpentinas coloridas e pétalas de flores, que celebra Pachamama, deidade protetora da fertilidade e da abundância.

Palco da festa da abundância - ALASITA 2020

A esperada missa católica com direito a vença das "Alasitas" miniaturas dos desejos terá seu espaço garantido por volta das 12:00h.

A programação traz, ainda, apresentações de três grupos musicais “Amaru, Meta Guacha e Inspiración de Amor”, "Són de Los Andes" e "Waly Wayras". A estimativa de público para esta edição é de 40 mil pessoas.

SERVIÇO:

Festa Alasita 2020 - Parque Dom Pedro II
QUANDO: 24 de Janeiro, das 10:00 às 19:00h.
ONDE: Parque Dom Pedro II
Praça Cívica Ulysses Guimarães - BrásSão Paulo - SP, 03003-000
Entrada livre e gratuita

Organização:
Associação FEIRA KANTUTA
Associação ASSEMPBOL

Apoio:
- Laura Imobiliária
- Western Union
- MGP Imobiliária

Apoio Institucional:
- Bolívia Cultural & Planeta América Latina
- Bombeiros do estado de São Paulo
- Polícia Militar do estado de São Paulo
- Sec. de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.

Conta regressiva para ALASITA 2020 em SP

Deixe um comentário