Bolivianos criam veículo espacial e ganham prêmio da NASA

Fé e vontade de mostrar o nível dos profissionais de engenharia na Bolívia foram alguns dos motores que impulsionaram a equipe de jovens bolivianos que conquistou o Prêmio Videografia, no concurso internacional Nasa Human Exploration Rover Challenge, do qual participaram (86) grupos de quatro continentes.

Publicado em

Giuliana Jaldín
Publicado el 20/04/2021

“É a primeira vez que uma equipe boliviana com tecnologia, fabricação, construção e design feito na Bolívia consegue essa façanha”, afirma Juan Elías Soria, integrante da equipe da Vemec (Veículos Mecatrônicos), que elevou o nome do país, em comparação com estudantes de (75) universidades de outros países.

Os sete bolivianos integrantes da equipe criaram um "rover", ou veículo espacial, chamado Orión.

 “O nome vem da mitologia: Orion era um gigante guerreiro. Ele nos inspirou porque sempre demos o melhor ”, expressou Rodrigo Fernández Testa, integrante da equipe.

O grupo formado por alunos de Engenharia Mecatrônica Mariana Molina Montes, Juan Manuel Elías Soria, Rodrigo Fernández Testa, Fabricio Jallaza Maldonado, Alejandro Núñez Arroyo e Franco Torres Vidal. Da mesma forma, Fabio Díaz Palacios, professor e mentor do projeto, fez parte da equipe.

Além do prêmio recebido, os jovens compartilharam suas experiências com crianças durante cursos, workshops e acampamentos de tecnologia sobre temas de ciência, tecnologia, astronomia, robótica, eletrônica e design 3D.

Bolivianos criam veículo espacial e ganham prêmio da NASA

Detalhes do Projeto

Orion é um protótipo funcional que foi feito em cinco meses, desde novembro de 2019.

“A categoria Prêmio Videografia é concedida à equipe que melhor soube demonstrar as capacidades, características e funcionalidades de seu protótipo, por meio de documentação videográfica”, afirma Elías Soria.

A construção do projeto exigiu conhecimentos especializados em mecânica, dinâmica, prototipagem rápida e soldagem. Recebeu apoio financeiro da Universidade Católica Boliviana "San Pablo", do banco Fortaleza e Boliviana de Aviación (BoA).

Entre os planos da equipe estão a continuidade do protótipo e o programa de educação em tecnologia, que é realizado gratuitamente, na página do Facebook.

Competência

O evento consistiu na realização de um teste de engenharia, desenho, construção e teste de um carro denominado "rover", que deveria ser inteiramente mecânico e percorrer uma rota que emula as características lunares.

A competição foi organizada pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e foi realizada virtualmente devido à pandemia de Covid-19.

fonte: lostiempos.com

Bolivianos criam veículo espacial e ganham prêmio da NASA

Deixe um comentário