A comunidade indígena insurgente Peru, Bolívia e México (1980 - 2000)

Da autora: Fabiola Escárzaga - Pesquisadora e professora do Departamento de Política e Cultura da UAM-Xochimilco.

Publicado em
A comunidade indígena insurgente Peru, Bolívia e México (1980 - 2000)

Fabiola Escárzaga analisa três insurgências armadas indígenas de base camponesa que surgiram nas duas últimas décadas do século XX: o Partido Comunista do "Perú-Sendero Luminoso", o Exército Guerrilheiro Tupak Katari e o Exército Zapatista de Libertação Nacional, no Peru, Bolívia, e México, respectivamente. Neles, um grupo de mestiços da classe média urbana partiu para realizar a revolução socialista, para a qual, diante da fraqueza, derrota ou neutralização da classe trabalhadora - que segundo a afirmação marxista-leninista por eles postulada deveria liderar a aliança operária - camponesa que realizaria a esperada mudança revolucionária - convocou os camponeses indígenas como ator central dessa luta.

insulgentesTais apelos encontraram eco significativo nas bases camponesas indígenas que viam neles a possibilidade de mudar radicalmente uma situação insuportável para eles. A adesão indígena permitiu-lhes transcender historicamente em relação a outras guerrilhas anteriores naqueles ou em outros países, das quais deriva seu maior potencial de ameaçar a ordem social vigente. Como pouquíssimas organizações colocam esse projeto em prática, elas o colocam à prova de armas. Foram provas de revolução que, com diferentes alcances, foram significativas na história dos setores populares de seu país e também para os setores dominantes, pois modificaram a correlação de forças existente''.

Sobre a autora: Fabiola Escárzaga pesquisadora e professora do Departamento de Política e Cultura da UAM-Xochimilco. Tópicos de Pesquisa: Insurgências Armadas Indígenas no México, Peru e Bolívia; Movimento indígena na América Latina; governos progressistas e movimentos sociais na América Latina; Indianismos na América Latina; Educação indígena no México e na América Latina; e Sistemas educacionais comparados na América Latina.

https://cutt.ly/tJYOQYi
Apoya la economía local, busca y adquiere el titulo físico en la librería más cercana.

*Pídelo también en línea

En Latinoamérica
https://bit.ly/3CAvxjP

En España
https://bit.ly/3KRs4kb

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Chefões da feirinha da madrugada são presos
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade
Bachata Libre! - 12/6/22 1040

Bachata Libre! - 12/6/22

Love Party - Não Perca, domingo a partir das 17:00h. Na Casa da Música - Av. Duque de Caixias, 89 - próximo ao Metrô Santa Cecília

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.