O arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar explica como a arte do mosaico inspira seu trabalho e foi protagonista do projeto na CASACOR SP 2024
Publicado em 26/06/24 às 14:42h
Por – Daniela Malara
.
O mosaico é considerado uma arte multifacetada, que pode ser aplicada com os mais variados objetivos e em diferentes superfícies, como pisos, paredes e painéis, além de dar forma a esculturas. A técnica consiste em criar figuras geométricas ou abstratas com pequenos fragmentos de materiais, que podem alternar desde o vidro, cerâmica, pedras, conchas, até mesmo plástico ou tampas de garrafas usadas. Mas, o que poucos sabem, é que o mosaico já era aplicado em diferentes ambientes milhares de anos antes de Cristo.
Nascida, provavelmente, no Oriente, a arte teve seu auge as civilizações grega e romana. Na antiga Itália, a técnica era usada para o calçamento, como forma de decoração. No Egito antigo, há registros desse tipo de decoração em sarcófagos. O registro mais antigo foi feito por arqueólogos na região da Mesopotâmia (hoje ocupada pelos territórios da Grécia, Iugoslávia e Bulgária), e data de aproximadamente 3.500 a.C. É o Estandarte de Ur, atualmente exposto no Museu Britânico, em Londres.
.
.
Usado para decoração desde a Antiguidade e, muitas vezes, para contar histórias de povos e culturas, o mosaico se popularizou na Espanha. Por lá, podemos encontrar a técnica desde os pavimentos com seixos, com figuras decorativas, até ao modernismo de Gaudí, que explora as formas orgânicas como solução perfeita para as suas propostas que dão personalidade a toda a Península Ibérica. No Brasil e América Latina, a influência direta do mosaico chega no período colonial e desde então se multiplica com a criatividade latina.
Outro ponto que chama atenção na estrutural mosaica é a sustentabilidade. Sem deixar a sofisticação de lado, a arte consegue atravessar gerações e chega aos dias atuais atendendo uma importante demanda da sociedade moderna. Gaudí, por exemplo, criou os trencadis, técnica de mosaico que consiste em uma composição artística baseada em pedaços de azulejos de diferentes tonalidades sobre uma superfície, trazendo consigo um caráter de sustentabilidade através da reciclagem.
Par o arquiteto boliviano, Eduardo Baldelomar, o mosaiquismo transcende seu processo ecologicamente correto, além de manter vivo o legado histórico da técnica que nos permite ilustrar histórias para sempre. E foi nessa rica história que ele se inspirou para criar o projeto Ceiba Camba, na CASACOR São Paulo 2024.
.
.
Veterano do evento na Bolívia desde a primeira edição, em 2013, Eduardo Baldelomar trouxe referências da natureza exuberante de seu país para criar a ótica de 54 m² – usufruindo de uma paleta de cores e texturas inspiradas na árvore, símbolo nacional do país vizinho. Essa espécie de flores marcantes é natural da região leste boliviana, recentemente catalogada por organismos internacionais e com características que a tornam única em seu gênero.
O destaque do projeto na CASACOR é o pórtico de ingresso ao ambiente, marcado por um mural de grande dimensão, assim como outra peça ao fundo, ambos desenhados por Eduardo Baldelomar e construídos em mosaico com cerâmica reciclada pelo artista e engenheiro químico, também boliviano, Andrés Fenix. As criações protagonizam o espaço marcado pela multiplicidade de cores, pelas formas orgânicas e pelos jogos com a iluminação.
.
.
“Estamos conectados com o propósito de criar espaços sustentáveis, que resolvam problemas que afetam constantemente o nosso ecossistema, desta forma a arte do mosaico é uma resposta que nos permite reciclar e captar uma proposta que será eterna. Além disso, a beleza do design marcante do mosaico jamais passa despercebido e pode ser reinterpretado com as mais diversas finalidades. A sabedoria de nossos antepassados precisa ser estudada e reinterpretada para apresentar propostas contemporâneas que falem do nosso presente e sejam um legado físico do que somos e do que ficará para as gerações futuras”, explica Eduardo.
Com o tema “De presente, o agora”, a CASACOR SP 2024 segue até 28 de julho, no histórico edifício do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
SERVIÇO: CASACOR São Paulo 2024
Onde:
Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando:
de 21 de maio a 28 de julho de 2024.
Horário de funcionamento do evento:
Terça a Sábado das 12h às 22h.
Domingos e Feriados das 11h às 21h.
Horário bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h.
Sobre o arquiteto Eduardo Baldelomar
Natural da Bolívia, o arquiteto e designer de interiores busca contar sua história através de seus projetos. Com 17 anos de experiência em sua terra natal, hoje o profissional busca firmar sua presença no Brasil e valorizar o intercâmbio da cultura da América Latina.
Já passou por empresas, como Jhonson & Acero e Reno Amoblamientos, especializando-se em móveis modulares planejados em Buenos Aires e Rosário, na Argentina. Professor de design ambiental e design cenográfico no Curso Integral de Design da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM), onde também se graduou. Hoje, se dedica ao seu próprio escritório, por onde marcou presença em todas as edições da CASACOR Bolívia, desde 2013.
www.eduardobaldelomar.com
e.baldelomar.scz@gmail.com
@eduardobaldelomar_designer
(11) 91550 29 41
Fonte – dc33 Comunicação