Diversidade religiosa une tradições em diálogo por paz e respeito em SP

Loading

O tema do encontro foi “Liberdade Religiosa: um direito de todos”, uma valiosa oportunidade para refletirmos coletivamente sobre o respeito às diferentes crenças e sobre a construção de uma verdadeira cultura de paz.

Publicado • 26/05/25 às 16:24h

Representantes de diferentes tradições religiosas se reuniram na manhã desta quinta-feira (8) para debater o respeito à diversidade de crenças, em uma roda de conversa promovida pelo Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com a Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).

Com o tema Liberdade Religiosa: Direito de Todos, o encontro foi realizado na sede da FEESP, na Rua Maria Paula, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, e integra as comemorações pelo Dia Estadual da Liberdade Religiosa, celebrado em 25 de maio. Estiveram presentes representantes do Budismo, Candomblé, Espiritismo, Judaísmo, Umbanda e Protestantismo.

.

WhatsApp-Image-2025-05-08-at-15.57.29-1
Representantes de tradições religiosas — reunidos durante roda de conversa sobre liberdade religiosa na sede da Federação Espírita (FEESP), em São Paulo (8/5). O evento, organizado pelo Fórum Inter-religioso da Secretaria da Justiça, celebrou o Dia Estadual da Liberdade Religiosa (25/5) com debates sobre combate à intolerância e valorização da diversidade de crenças. – foto: Divulgação – justica.sp.gov.br

.

Google search engine

“O Dia Estadual da Liberdade Religiosa é uma data de grande importância para refletirmos sobre o respeito e a valorização da pluralidade de crenças em nossa sociedade”, afirmou a professora Vânia Soares, coordenadora do Fórum Inter-religioso.

Para Roberto Magalhães, presidente da FEESP, o simples fato de estarem reunidos já representa um avanço significativo nesse sentido. “Cada um aqui representa algo importante. Defendemos o acolhimento, e isso é tanto um princípio da lei civil quanto da lei de Deus”, afirmou.

.

.

Carmen de Melo Maciel, representante do Candomblé, destacou que “a verdadeira liberdade religiosa está em promover o amor, a paz, o acolhimento e a convivência pacífica”.

Google search engine

Edgar Lagus, representante do Judaísmo, reforçou que respeitar a liberdade religiosa é respeitar a dignidade humana. “O radicalismo nos afasta uns dos outros e ameaça nossa convivência. Precisamos apostar na união, no diálogo e na paz.”

.

WhatsApp-Image-2025-05-08-at-15.57.31

.

Jair Alves, protestante, comentou sobre a necessidade de fazer valer a legislação existente. “No entanto, a legislação pública nem sempre é suficiente, por isso destaco a importância de responsabilizar quem desrespeita a lei”, alertou.

Jean Jacques Algiere, representante do Budismo, observou que a intolerância religiosa nasce do desejo de impor uma única visão de mundo. “Quando alguém acredita que sua fé é a única legítima, nega o direito do outro de crer diferente.”

Evandro Cesar de Oliveira Fernandes, representante da Umbanda, enfatizou o valor de encontros inter-religiosos como este. “Precisamos aprender uns com os outros e absorver tudo aquilo que for bom.”

fonte: justica.sp.gov.br

Google search engine

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também