Publicado • 21/02/25 às 16:33h
Atualizado • 28/02/25 às 16:22h
Foi em 26 de fevereiro que o Grupo de Trabalho de Assistência e Proteção às Vítimas de Tráfico de Pessoas (GTTP) da Defensoria Pública da União (DPU) inicia mais um Ciclo de Encontros de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O tema da vez foi a produção de provas nos casos de tráficos de pessoas, discutindo elemento importante na proteção das vítimas e na atuação criminal no combate à exploração de pessoas vulnerabilizadas.
O ciclo tem como objetivo promover debates sobre temas sensíveis ao enfrentamento ao tráfico humano, estabelecer estratégias para defesa e o acolhimento de vítimas de tráfico de pessoas e congregar o trabalho de atuação da DPU com o de outras instituições atuantes do sistema de Justiça, meio acadêmico e integrantes da sociedade civil. Os encontros são realizados a cada dois meses, trazendo convidados com ampla experiência no tema.
.
.
Nesta edição, a convidada foi Alline Pedra Jorge, oficial de prevenção ao crime e Justiça Criminal da seção de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (HTMSS/UNODC). Doutora em criminologia pela Universidade de Lausanne, Suíça, tem experiência em políticas públicas para desenvolvimento e gestão de projetos nas áreas de migração, tráfico de pessoas, crime organizado, segurança humana, violência de gênero e direitos das vítimas.
A mediação ficou a cargo da defensora pública federal Juliane Rigon Taborda, coordenadora do GTTP/DPU. Voltado para defensores federais e estaduais, instituições públicas que atuam no tema de tráfico de pessoas, membros da sociedade civil, estudantes e o público em geral, o encontro será realizado a partir das 10h da próxima quarta-feira (26), com transmissão ao vivo pelo canal da DPU no YouTube e pelo Microsoft Teams.
.
DCC/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União
fonte:
direitoshumanos.dpu.def.br
.