1º Centro TEA em São Paulo: Espaço público dedicado a pessoas com autismo é inaugurado

Loading

Serviço é gratuito e atende toda a população, incluindo imigrantes

Publicado • 04/04/25 às 12:23h
Atualizado • 04/04/25 às 14:47h

A cidade de São Paulo inaugurou, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o primeiro Centro TEA da América Latina, localizado na Avenida Santos Dumont, 1318 – Santana / Zona Norte, chamado Marina Magro Beringhs Martinez. O espaço foi criado para oferecer suporte especializado a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares, promovendo autonomia, inclusão e bem-estar. O serviço é gratuito e aberto a todos, incluindo imigrantes que vivem na cidade.

.

030422025_default_Centro-TEA_site
Na foto: Francisco Forbes (Presidente da Prodam), Silvia Grecco ( Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência), Prefeito Ricardo Nunes, Tatiana Robles ( Secretária-adjunta da SMSUB) e Dika Vidal (Secretária-adjunta da SMPED).

.

Google search engine

.

O novo centro, com uma estrutura moderna de 5.800 m², conta com piscina coberta, quadra de esportes, oficinas de música, dança, teatro e pintura. Além disso, possui uma casa mobiliada para ajudar no desenvolvimento de habilidades de autocuidado, facilitando a adaptação dos usuários à vida cotidiana.

.

Um espaço acolhedor para toda a comunidade

O nome do centro é uma homenagem a Marina Magro Beringhs Martinez, que atuou por 20 anos como Procuradora do Município e foi mãe atípica, exercendo esse papel com dedicação e coragem. Durante a inauguração, o Prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do espaço, ressaltando que o atendimento é voltado tanto para os autistas quanto para seus familiares e cuidadores. O centro oferece apoio especializado, salas de descompressão e atendimento psicossocial.

Google search engine

A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, emocionou o público ao declarar: “Eu tive um sonho, mas não sonhei sozinha. O prefeito sonhou junto, os secretários sonharam juntos, e hoje esse sonho se torna realidade para muitos que precisam de um espaço para crescer e ser feliz.”

.

.

São Paulo avançou e muito na inclusão com a inauguração do primeiro Centro TEA!

De fato, um presente que a cidade recebe neste mês da conscientização do autismo.

Parabéns, @prefeitoricardonunes! O seu trabalho é louvável e digno de todo reconhecimento. Que privilégio fazer parte desse momento histórico e ver de perto a história acontecer!

Google search engine

Afirmou Gabriel Abreu, nas suas redes sociais.

.

Além de autoridades municipais, a inauguração contou com a presença de profissionais da área da saúde e inclusão social. Representando a Prodam, empresa pública de tecnologia da Prefeitura, o presidente Francisco Forbes reafirmou o compromisso institucional com o projeto, destacando o avanço da cidade na ampliação de serviços acessíveis e inclusivos.

.

.

Dias histórico para as famílias atípicas!

Em pleno Dia Mundial de Conscientização do Autismo, inauguramos, junto do Prefeito Ricardo Nunes, o 1° Centro TEA do município de São Paulo, uma enorme estrutura, que conta com diversas instalações e profissionais multidisciplinares para atender tanto os filhos atípicos, quanto os seus responsáveis.

O Centro recebeu o nome da mãe atípica Dra. Marina Magro Beringhs Martinez, uma exemplar Procuradora de São Paulo que, infelizmente, faleceu recentemente. Honrando a sua memória e dando orgulho para todas as famílias atípicas paulistanas, o Centro certamente servirá como referência para outras cidades, estados e, quem sabe, até países! Com uma estrutura que conta com térreo e pavimento superior, estacionamento com vagas para pessoas com e sem deficiência, sanitários, banheiros e vestiários acessíveis, saguão para exposições e eventos, enfermaria, brinquedoteca, teatro com dois camarins acessíveis, cabines de som, luz e audiodescrição, bilheteria, piscina coberta e aquecida, horta, jardim sensorial, playground, cozinha comunitária com refeitório anexo, biblioteca e quadra poliesportiva coberta. O espaço também inclui diversas salas, como as administrativas, de atendimento, informática e TV, além de salas para oficinas e aulas.

Para estimular a autonomia, foi construída uma unidade habitacional equipada com mobília, eletrodomésticos e eletrônicos, onde pessoas com autismo poderão praticar habilidades de autocuidado, como higiene pessoal, vestimenta e organização dos pertences. Serão realizadas simulações práticas de preparo de lanches, organização de objetos e exercícios adaptados para diferentes níveis de capacidade e funcionalidade.

“Nossos parabéns para o Prefeito e para a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, por essa realização extraordinária! E que venham mais Centros TEA!”. Concluiu a vereadora Sonaira Fernandes.

.

Imigrantes também podem acessar o serviço

O Centro TEA Marina Magro Beringhs Martinez é um marco na inclusão social e está disponível para todas as pessoas que necessitam de atendimento especializado, independentemente de sua nacionalidade. A iniciativa representa um passo importante na construção de uma cidade mais acolhedora e acessível, garantindo que pessoas com autismo e suas famílias tenham o suporte necessário para viver com dignidade e qualidade de vida.

Para mais informações sobre o atendimento e agendamentos, os interessados podem buscar orientações nos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo.

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Veja Também