De 9 a 13 de dezembro, o Centro de Referência de Atendimento para Imigrantes (CRAI) Oriana Jara comemora uma década de serviços prestados à população imigrante em São Paulo.
Publicado • 10/12/24 às 00:11h
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) organizou uma série de atividades e serviços dedicados à cidadania imigrante, marcando a importância deste equipamento pioneiro na inclusão social.
Inaugurado em novembro de 2014, o CRAI Oriana Jara foi o primeiro espaço municipal voltado exclusivamente para atender imigrantes, independentemente de sua situação migratória ou documental. Oferecendo apoio multilíngue e especializado, o equipamento se consolidou como uma referência para garantir direitos e promover a integração dos imigrantes à vida social e econômica da cidade.
.
.
A programação das comemorações inclui rodas de conversa, palestras, oficinas e atendimentos sobre regularização migratória, direitos trabalhistas e acesso à saúde e educação. O evento de abertura, no dia 10 de dezembro, será realizado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), como parte do 12º Festival de Direitos Humanos.
Conquista da cidadania imigrante
O CRAI Oriana Jara simboliza o compromisso da cidade de São Paulo com a diversidade cultural e a garantia de direitos para os imigrantes que vivem no município. Sua atuação vai além do atendimento diário, promovendo iniciativas que valorizam as contribuições das comunidades migrantes e fortalecem políticas públicas voltadas à inclusão.
A celebração de 10 anos é um convite à população imigrante paulistana para celebrar essa conquista coletiva e reforçar sua presença ativa na construção de uma cidade mais acolhedora e inclusiva.
Serviço:
- Quando: 9 a 13 de dezembro
- Evento de abertura: 10 de dezembro
- Local: CRAI Oriana Jara (endereços e horários disponíveis no site da SMDHC)
Imigrantes e aliados estão convidados a participar desta semana de celebrações e reafirmar o compromisso com os direitos humanos e a integração social!
.
Confira a programação abaixo:
Oferta de inscrição para o CadÚnico
Datas: 9, 11, 12 e 13/12 (segunda, quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Inscrição previa via formulário online: https://bit.ly/cadunicoCRAI10
Apresentação artística: Trupe Quebrando Tamanco apresenta o espetáculo “Ativistas Ambientais”
Data: 09/12 (segunda-feira)
Horário: 16h
Evento de abertura: 10 anos do CRAI Oriana Jara
Data: 10/12 (terça-feira)
Horário: das 9h às 17h
Programação:
- das 9h às 12h – Mesa de Comemoração “10 anos do CRAI”.
- das 14h às 16h – Troca de experiências com o tema “O olhar especializado e multidisciplinar no atendimento para imigrantes”, com representantes de imigrantes de diferentes cidades.
* Participação sujeita à lotação do local.
Apresentação artística: Caporales – Associação Cultural Folclórica Bolívia-Brasil
Data: 10/12 (terça-feira)
Horário: 16h
Palestra “10 anos de atendimento em regularização migratória e acesso à justiça” e Plantão de dúvidas sobre naturalização e regularização migratória
Data: 11/12 (quarta-feira)
Horário: das 10h às 11h40
Palestrantes: convidados da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado.
Atividade: Jogo das Políticas Públicas
Data: 11/12 (quarta-feira)
Horário: 14h às 15h30
Apresentação artística: Macarena Rozic, apresenta seu projeto musical Macarena & Los FunG
Data: 11/12 (quarta-feira)
Horário: 16h
Roda de conversa “Acesso à educação para imigrantes e Lançamento de Cartilhas”
Data: 12/12 (quinta-feira)
Horário: das 15h – 16h
Convidada: Adriana de Carvalho, pesquisadora, coordenadora pedagógica e especialista no tema da educação para imigrantes.
Contação de histórias: Cia. LUARNOAR
Data: 12/12 (quinta-feira)
Horário: 16h
Contação de histórias: Biblioteca de São Paulo
Data: 12/12 (quinta-feira)
Horário: 16h40
Divulgação de serviços em educação e empregabilidade
Data: 12 e 13/12 (quinta e sexta-feira)
Horário: das 14h às 16h
Sobre: A atividade tem como convidados o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/SP, que apresentará cursos disponíveis para imigrantes; o projeto de acesso de imigrantes ao ensino superior “Educação Sem Fronteiras”; a organização da sociedade civil (OSC) Visão Mundial e a Agência São Paulo de Desenvolvimento – Adesampa, que oferecerá orientações sobre empreendedorismo e o Organização Internacional de Migrantes (OIM), que fará ações empregabilidade.