Equipamentos de segurança, uma proteção necessária para ciclistas

Por: Da Redação
Share |




 

Capacete, espelho, buzina e adesivo refletivo devem ser mais do que acessórios para quem vai andar de bicicleta. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) apenas 1% dos ciclistas utilizam os chamados equipamentos de segurança.


O número é preocupante, pois demonstra que apenas os ciclistas que participam de competições é que fazem uso dos itens de proteção. Ainda de acordo com a pesquisa, o uso da bicicleta no Brasil está dividido em quatro setores: 50% utilizam como meio de transporte, 32% são de uso infantil, 17% para recreação e lazer e 1% em competições.


No Código Brasileiro de Trânsito apenas o espelho retrovisor, a buzina e o adesivo refletivo são descritos como equipamentos obrigatórios de segurança para bicicletas. No entanto, os especialistas aconselham também a utilização do capacete, luva, óculos e faróis – os chamados itens opcionais – para todos que querem pedalar.


A instalação dos acessórios é considerada fácil e pode ser feita em casa pelo próprio ciclista ou em uma bicicletaria. O importante é ninguém sair pedalando antes de equipar a bike já que os itens ajudam a garantir a segurança das pessoas.

 

 

 



 

 


Fonte:

Bolívia Cultural

blogdasaude.com.br

Extra

Uol.com.br


Share |


1 - 0 de 0 comentarios

Não existem comentários no momento.

Add Comentário
Nome
Email
Menssagem
 


Resolução Mínima de 800x600 Copyright © 2009 - 2014, BOLÍVIA CULTURAL 2014
Um produto de Planeta América Latina - Produzido por MidiaMix Ltda e Setap Comunicação.