Brasileiro funda associação para bolivianos em Guarulhos

Por: Thiago Baltazar - São Paulo, 11 de abril de 2012 - Atualizado em 11/04/2012 às 18h25
Share |


A Associação dos Residentes Bolivianos de Guarulhos foi fundada há cerca de um mês por um brasileiro com uma história um tanto peculiar. Ele conheceu a comunidade boliviana de São Paulo a partir de uma visita do presidente da Bolívia, Evo Morales ao Brasil.

 

Tudo começou no ano de 2005 quando Morales, ainda candidato à presidência, realizava uma campanha eleitoral na comunidade boliviana de São Paulo. Envolvido na organização da visita, o cônsul geral boliviano, Jaime Valdívia Almanza indicou um escrivão da 7ª DP de Guarulhos para chefiar o grupo que iria fazer a segurança do líder cocaleiro. Felipe Prado foi o escolhido.

 

“Fiquei com Evo Morales por uma semana durante sua primeira visita, mas todas as vezes que ele veio ao Brasil, eu era o responsável pela segurança. Inclusive, eu ficava no quarto do flat durante a noite enquanto ele dormia”, contou Felipe para o Bolívia Cultural.

 

Enquanto Morales visitava os bairros do Brás e do Pari, Felipe cumpria sua missão em evitar que algo ameaçasse a integridade física de Morales, porém o escrivão notou algo de diferente.  “O que mais me chamou a atenção foi a simplicidade, humildade. Nem parecia um presidente de tão bem que ele tratava a população”, disse.

 

Após essa experiência, Felipe resolveu abrir uma instituição que auxiliasse a comunidade boliviana em sua cidade, Guarulhos. Formado em direito, ao lado de sua esposa Michele Prado  e de mais dois amigos advogados, Felipe fundou a Associação de Residentes Bolivianos de Guarulhos. O consulado da Bolívia é um dos apoiadores do projeto.

 

Com apenas um mês de existência, cerca de 150 pessoas foram beneficiadas pela ONG. “Montamos uma associação em Guarulhos para dar suporte jurídico e assistência social para a população da cidade. Os bolivianos nos procuram e nós os acompanhamos à delegacia e realizamos boletins de ocorrência”.

 

De fato, foi esta ONG que prestou assessoria jurídica para a adolescente boliviana que abandonou um bebê em um supermercado de São Paulo e também cuidou do caso de um boliviano que foi assassinado após ladrões invadirem sua residência em Guarulhos.

 

A associação possui parcerias com bancos para facilitar a abertura de contas para bolivianos e está para lançar um projeto que oferece bolsas de estudo no Senai para imigrantes vindos da Bolívia.

 

Michele Prado é a presidente da ONG. Os bolivianos que necessitarem de regularização de documento, assistência jurídica ou social podem entrar em contato com a associação através dos telefones 11 2086 2474 ou 11 8118 1858.

 

“Estou à disposição tanto em Guarulhos quanto em São Paulo para qualquer orientação seja na parte jurídica ou de segurança”, afirmou Felipe.

 

 

 


Fonte:

Bolívia Cultural


Share |


1 - 8 de 8 comentarios
Oliva
Postado em 21/09/2014
Gostaria de colaborar com essa Associação como cantora e como artesã e maquiladora. Na primeira oferta seria fazendo apresentações artísticas de músicas sul americanas. Fui fundadora da Banda Guarulhense America India onde cantava canções de Mercedes Sosa, Raices de America, Tarancon e Los Kjarkas. Na segunda proposta posso ministrar aulas de artesanato e dar... Veja mais
Ricardo
Postado em 12/02/2014
Onde acho trabalhadores bolivianos em guarulhos sao Paulo?? Gostaria de contratar para serviços gerais, com carteira assinada e... Veja mais
Débora
Postado em 08/07/2013
Ola Bom dia a todos Eu moro em Seguro Bahia, preciso de um funcionário, para meu sitio, pago um salário e se preciso for trato de toda a documentação, tem casa, faço contrato de trabalho, assistir uma reportagem sobre esses imigrantes também já fui imigrantes e sei que não é fácil, então decidir ajudar e ao mesmo tempo estou me... Veja mais
marco
Postado em 23/10/2012
boa noite, Sou o Marco e trabalho em Guarulhos com cartões telefonicos internacionais, gostaria de saber se a interesse de estar demonstranto os cartões da Empresa IDT Brasil para... Veja mais
Rynaldo
Postado em 10/07/2012
Olá, gostaria de entrar em contato com a Associação Guarulhense, para apresentar nossas propostas voltadas aos imigrantes em Guarulhos e ouvir suas sugestões: AMPLIAR A ATIVIDADE DO CONSELHO TUTELAR OU FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE, PARA PROTEGER NÃO APENAS CRIANÇAS, MAS TAMBÉM IMIGRANTES. CIDADANIA PLENA A IMIGRANTES ESTRANGEIROS, BASTANDO APRESENTAR... Veja mais

Postado em 17/05/2012
Obrigado por ajudar e... Veja mais
Samuel
Postado em 13/04/2012
Parabens muitas felicidades e muito sucesso na nova empreitada... Veja mais
Ruth
Postado em 12/04/2012
Parabéns a nova Instituição, que nasce com ações... Veja mais

Add Comentário
Nome
Email
Menssagem
 


Resolução Mínima de 800x600 Copyright © 2009 - 2014, BOLÍVIA CULTURAL 2014
Um produto de Planeta América Latina - Produzido por MidiaMix Ltda e Setap Comunicação.