hollister online hollister wien abercrombie and fitch wien abercrombie wien adidas superstar adidas superstar damen belstaff lederjacke belstaff sale belstaff outlet salzburg woolrich parka woolrich arctic parka woolrich sale peuterey jacken peuterey sale peuterey jacken herren
Manifestações culturais afro-mestiças na América Latina no Tendal da Lapa - Bolívia Cultural

Bolívia Cultural - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Bolívia Cultural!

Manifestações culturais afro-mestiças na América Latina no Tendal da Lapa

Manifestações culturais afro-mestiças na América Latina no Tendal da Lapa

Lançamento de exposição-intervenção sobre as manifestações culturais afro-mestiças na América Latina e rodas de conversa no Tendal da Lapa

Exibição no bairro da zona oeste contará com 12 fotos expostas no muro externo do Centro Cultural Tendal da Lapa reforçando a arte feita para o espaço público.

Produzido ao longo do segundo semestre de 2018, a exposição Gèlède - PanAfroAmerica é resultado de uma 'fotoperformance' feita em lugares simbólicos da Cidade do México. A partir de uma investigação acerca das manifestações de máscaras afroamericana, o artista visual brasileiro Raul Zito em parceria com a artista corporal mexicana Toztli Abril de Dios intervém no espaço público.

A exposição-intervenção pretende apagar as fronteiras entre países latino-americanos através do eixo matriz: ÁFRICA. Imaginando uma "panAFROamerica" o trabalho artístico de Raul Zito leva a percepção de um território simbólico, onde a descoberta do gene "afro" está na corporalidade e demais traços culturais que definem a identidade da América Latina.

A exposição-intervenção tem o apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Centro Cultural Tendal da Lapa. "Este projeto também procura contribuir para a visibilidade e valorização das manifestações culturais de afrodescendência na América Latina e de alguma maneira abrir canais de comunicação entre populações diversas, além de promover o potente processo atual de construção e reconstrução de identidades", afirma Raul Zito. Para tanto, serão realizadas duas mesas de diálogo entre artistas criadores (as) da linguagem fotográfica, intervenção urbana e também pensadores (as) das artes sociológicas contemporâneas.

Além disso, serão realizados agendamentos com instituições de ensino onde alunos e educadores terão contato direto com os realizadores da exposição numa espécie de visitação com a presença do autor. A ideia é debater com os participantes as artes com princípios decoloniais. Em Maio haverá duas rodas de conversa com realizadores e convidados, a fim de abrir ao público discussões acerca da temática da exposição.


Na Lapa, a criatividade gerando encontros espontâneos

Ao buscar compreender o eixo matriz África, o projeto Gèlèdes – PanAfroAmerica propõe a descolonização do corpo. Um corpo afro-latino que não obedece a um estereótipo: nem branco, nem negro, nem indígena - mas todos. Desse interesse surgiu a investigação das manifestações culturais afro-mestiças que envolvem o uso de máscaras, uma vez que elas estão intimamente relacionadas ao movimento, e permitem que aqueles que as usam acessem dinâmicas lúdicas que, sem dúvida, revelam o poder de uma ancestralidade oculta resistente através dos séculos.

De antemão, este projeto pretende dar forma a uma espécie de cartografia do uso de máscaras na América diaspórica. Juntamente com a rítmica e tambores, são as danças que envolvem a máscara um dos elos culturais mais importantes das nações da América Latina, portanto vemos na máscara um símbolo de identidade 'panAFROmericano'.

A apresentação desta série fotográfica segue a linguagem artística do autor Raul Zito, que há 11 anos adota o conceito de "fotografia expandida". Raul busca em suas pesquisas realiza uma ampliação das possibilidades da imagem. Para Gèlèdes – PanAfroAmerica as fotos estarão expostas diretamente nas paredes do Centro Cultural Tendal da Lapa medindo 3x4 metros cada uma, criando diálogo com os transeuntes da Rua Guaicurus - via de grande movimentação. Outras duas imagens estarão na entrada do espaço e medirão 5x5 metros.


Início da exposição-intervenção Gèlèdes – PanAfroAmerica
Por Raul Zito e Toztli Abril de Dios / Produção: Mirrah Iañez
Quando: 18 de abril de 2019
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Endereço: Rua Guaicurus, 1100/ Rua Constança, 72 - Lapa CEP 05033-002.
Sem limite de horário


Rodas de Conversa:


Mesa I - Efetividade das artes para descolonização: Apontamentos estratégicos para ações culturais futuras.
30/04/2019 - Centro Cultural Tendal da Lapa - 19h30 às 21h30

Mesa II – Descolonização do imaginário urbano e a disputa pela memória. Experiência, leituras, memórias e utopias sobre São Paulo.
29/05/2019 – Centro Cultural Tendal da Lapa – 19h30 às 21h30


A exposição Gèlède - PanAfroAmerica realizará duas rodas de conversa com a presença dos autores (Raul Zito e Toztli Abril de Dios). Os temas das mesas circundam as relações sociológicas para a efetividade das artes no contexto sociopolítico contemporâneo, a unificação dos anseios dentre os países da América Colonial. Debateremos em direção às artes com princípios decoloniais. Duas mesas de diálogo entre artistas, criadores(as) da linguagem fotográfica, intervenção urbana e também pensadores(as) das artes sociológicas contemporâneas.


Na Mesa I estarão presentes:
• Toztli Abril de Dios (Ciudad de México, MX) - Criadora transdisciplinar de plásticas do movimento ;
• Joana Côrtes (Aracaju, SE) - Jornalista, historiadora e poeta;
• Juan Cusicanki (La Paz, BO) - Ator, músico e folclorista;
• Maré de Matos (Governador Valadares, MG) - artista visual e poeta.


Na Mesa II os presentes serão:

• Salloma Salomão Jovino (São Paulo, SP) – Artista e Intelectual Público.
• Coletivo História da Disputa (São Paulo, SP).
• Yakuy Tupinambá (Ilhéus, BA) – Universidade Intercultural dos Saberes – Útero Amotara Zabelê.


Eventos públicos e gratuitos.
Este projeto foi realizado com apoio Edital de Apoio à Criação e Exposição Fotográfica - Secretaria Municipal de Cultura.


Cenário

Raul Zito é fotógrafo artista visual e músico. Iniciou trajetória nas artes visuais em 1997 e se tornou fotógrafo profissional em 1999, paralelamente. Em seu trabalho autoral, procura a experimentação das linguagens visuais, tendo como base principal a fotografa. Tem chamado o que faz de "fotografia expandida", tanto pela hiperdimensão das imagens, quanto pela descoberta de novas possibilidades da linguagem fotográfica - como processos fotoquímicos e transferências.

Desde 2007 tem criado murais de intervenção urbana com técnica híbrida de colagem e pintura, confrontando o realismo intrínseco à fotografa PB e a capacidade orgânica da pintura gestual. Seus trabalhos discorrem sobre os modos de vida contemporânea, por meio da pesquisa etnográfica, da vivência urbana e das manifestações originárias, cultura/natureza, dispositivos de controle e poder e das variadas formas de resistência, principalmente no eixo África - América Latina.

Desenvolveu trabalhos de rua em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Sergipe e Minas Gerais. Em 2017 realizou duas residências artísticas e diversos murais nos EUA (NYC e Arizona). Em 2018, esteve por dois meses em residência na Cidade do México. Já enviou trabalhos para festivais de arte urbana na Espanha, Itália, Israel, Reino Unido e Alemanha. Participa de exposições em espaços culturais nas quais se utiliza de outras linguagens artísticas, como o cinema, a música, o corpo. Como arte-educador tem ministrado oficinas de história da arte, fotografia, intervenção urbana, colagem, arte sonora e integração de linguagens. Participa de encenações teatrais com trilha sonora, arte de cena e cenografia.

SERVIÇO

Lançamento da exposição-intervenção Gèlèdes- PanAfroAmerica
Por Raul Zito e Toztli Abril de Dios / Produção: Mirrah Iañez
@zito.raul @toztli @mi.r.rah

Data: 18/04/2019 Local: Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Guaicurus, 1100/ Rua Constança, 72 - Lapa CEP 05033-002.

Secretária de Cultura do Município de São Paulo: http://www.cultura.sp.gov.br/
Centro Cultural Tendal da Lapa: http://tendaldalapa.blogspot.com/
Contato: zito.raul@gmail.com / mirrah_@hotmail.com

Assessoria de Imprensa: Glória Branco (jornalista) – tel.: (11) 9 4397-7449