hollister online hollister wien abercrombie and fitch wien abercrombie wien adidas superstar adidas superstar damen belstaff lederjacke belstaff sale belstaff outlet salzburg woolrich parka woolrich arctic parka woolrich sale peuterey jacken peuterey sale peuterey jacken herren
Japones Takahiro Ochiai, confessa seu amor pela Bolívia - Bolívia Cultural

Bolívia Cultural - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Bolívia Cultural!

Japones Takahiro Ochiai, confessa seu amor pela Bolívia

Japones Takahiro Ochiai, confessa seu amor pela Bolívia

Takahiro Ochiai nasceu em 26 de setembro de 1985 na cidade de Nagoia, maior cidade da região de Chubu no Japão. É a capital e maior região metropolitana da província de Aichi e quarto centro urbano mais populoso do país com 2.266.249 habitantes.

Takahiro, aos 10 anos de idade aprendeu a tocar sozinho a “quena” (instrumento de vento andino), até conhecer um senhor amigo (japonês)  “ele me ensinou a tocara ainda mais, e sobre tudo conhecer mais do folclore boliviano como Los Kjarkas, Jach'a Malku, e Kala Marka”. afirma o artista.

Aos (21) anos Takahiro viaja como mochileiro pela primeira vez ao continente sul americano, visitanto a Argentina, Bolívia e Peru. Nesta ocasião ficou extasiado pela Bolívia, e desde aquela época poupou dinheiro por 5 ou 6 anos até que por fim em 2013 voltou definitivamente à Bolívia, desta vez para ficar. "Os bolivianos são muito amáveis, os japoneses são frios, o boliviano tem um coração mais humano e relacionado a natureza... Quando cheguei na Bolívia as pessoas me ajudaram muito".

 

Takahiro Ochiai nascido em 26 de setembro de 1985 na cidade de Nagoia - Japão. Atualmente vive na cidade de La Paz - Bolívia.

 

Takahiro começa a cultivar o folclore boliviano aos 10 anos de idade, com 15 anos começa a curtir a música metaleira, “hoje desejo muito misturar a música rock metaleira com a música folclórica boliviana, com metais, zampoñas, quenas, e charangos”.


Vídeo clip

Minha participação no clip que esta nas redes sociais foi como convidado, a música é de um autor japonês. “Foi na gravação do clip que conheci a Makoto Shishido charanguista de los Kjarkas, ele e muito legal boa onda, Makoto começou a tocar música boliviana desde seus 5 anos de idade já que os pais dele também tocam..., acredito que temos muito em comum”, concluiu.

 



Música folclórica boliviana

Antigamente gostava mais dos grupos das capitais como “Los Kjarkas, Jach'a Malku, e Kala Marka”, atualmente estou gostando mais e me compenetrando com a música autoctonia boliviana, neste ano fui ao norte de Potosi, participar de “La Fiesta de la Cruz” “o Tinku em Macha” em Pocoata (Potosi), tenho um amigo japonês (Sugiyama Takashi) que vive a 25 anos na cidade de La Paz, ele conhece muito bem do folclore autoctono boliviano, sabe até mais que os bolivianos (rindo), ele ministra até aulas para os bolivianos. “Desejo muito aprender mais da música autoctonia - temos muita vontade de tocar (jula jula) é maravilhoso, quero continuar aprendendo". Finalizou Takahiro.


Família

Graças a Internet o imigrante japonês esta sempre em contato com a família, “não estranho muito a família”. Atualmente o artista Takahiro é noivo da paceña Paola, “a mulher boliviana é mais ciumenta que a japonesa. As mulheres bolivianas são lindas, cambas, cochabambinas, tarijeñas, etc etc. As mulheres de macha são de grande coração te um coração puro, são a cara da Bolívia, continuam sendo humanas gosto muito disso”. concluiu o artista japonês.

 

Takahiro Ochiai, irá promover o turismo boliviano vestindo a campanha Eu Amo Bolívia na capital japonesa.

 

 

Eu Amo Bolívia em Tóquio - Japão

Takahiro ficou admirado pela campanha Eu Amo Bolívia, criada no Brasil pelo Bolívia Cultural. “A campanha é muito boa, gostaria fazer algo semelhante no Japão”. Cada ano 10mil japoneses turistas visitam a Bolívia só para conheer o Salar de Uyuni, durante sua estadia não conhecem nada da cultura e folclore boliviano, para os japoneses a Bolívia se resume só ao Salar de Uyuni, “por isso quero fazer algo semelhante a campanha Eu Amo Bolívia para promocionar o pais Bolívia”. Takahiro que trabalha numa agência de turismo na cidade da La Paz – Bolívia, no mês de setembro de 2016 irá participar de uma feira de turismo em Tóquio, no evento a equipe boliviana irá promover o turismo boliviano vestindo a campanha Eu Amo Bolívia na capital japonesa.

 

 

Alberto Hwang (gerente do restaurante Lua Palace), Sueli Suzuka e Takahiro Ochia.

* O Bolívia Cultural agradece a nossa amiga Seueli Suzuka, por ter ajudado a realizar esta entrevista, sem ela não poderíamos ter conhecido um personagem tão envolvido com a cultura boliviana como é nosso amigo Takahiro.